Reaction pathways and energy barriers for relative translation of graphene monolayers: a theoretical investigation
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-8299Abstract
Grafeno e multicamadas de grafeno têm sido objeto de estudos teóricos e experimentais devido ao seu potencial para uma ampla gama de aplicações tecnológicas e também porque são materiais com propriedades muito interessantes do ponto de vista de Física Básica. Há evidências de que as propriedades de transporte eletrônico em multicamadas dependam do tipo de empilhamento das folhas de grafeno. Embora tenha se mostrado recentemente que é possível converter um estaqueamento de folhas de grafeno em outro através de uma translação horizontal, os mecanismos envolvidos na transição entre uma estrutura e outra ainda são debatidos. O objetivo deste estudo é calcular possíveis caminhos de translação de folhas de grafeno e as respectivas barreiras de energia associadas a estes processos em multicamadas de grafeno com diferentes tipos de estaqueamento. Os caminhos de menor energia foram obtidos por meio de metodologia de primeiros princípios baseada no método "Climbing Image Nudged Elastic Band – CI-NEB" e na Teoria do Funcional da Densidade (DFT). Mostrou-se a importância da adição, ainda que empírica, de forças van der Waals aos funcionais de troca e correlação tradicionais para a correta descrição das propriedades da grafite e das multicamadas. Para as translações que levam à conversão de um estaqueamento em outro, os resultados aqui discutidos permitem concluir que a geometria das configurações intermediárias são tais que não envolvem sobreposição de monocamadas subjacentes. Notavelmente, concluiu-se que as alturas da barreira de energia são essencialmente independentes das espessuras das multicamadas estudadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.