SINTOMAS DEPRESSIVOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS

Autores

  • Vinícius Lopes Marinho Universidade de Gurupi
  • Jeann Bruno Ferreira da Silva Universidade de Gurupi - UnirG
  • Aline Ribeiro Dias

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8119

Resumo

Introdução: A Organização Mundial da Saúde estima que a depressão será considerada a doença mais comum nos próximas 3 décadas. Esse agravo já é visível entre o meio universitário, principalmente entre estudantes dos cursos de medicina das universidades brasileiras. Objetivo: Investigar a existência de sintomas depressivos em estudantes de medicina de uma Universidade da região Sul do Tocantins. Material e Métodos: trata-se de pesquisa de campo, de natureza descritiva de cunho quantitativo. Os dados são apresentados por meio de tabelas e gráficos que expressam escores absolutos em forma de percentuais. A coleta ocorreu em dias distintos do ano de 2019 nas próprias salas de aula, em intervalos cedidos pelos docentes. O instrumento utilizado foi o Inventário de Depressão de Beck-BDI. Resultados e discussão: os dados demográficos apontaram que a maioria dos estudantes, 58%, são do sexo feminino e 42% do sexo masculino. Destes, 69% não apresentam nenhum tipo de sintomatologia enquanto 31% apresentam alguma sintomatologia depressiva. 16% apresenta sintomatologia leve, 12% moderada e 3% grave. Considerações finais: A maioria dos entrevistados não apresentou sintomatologia alguma, no entanto há uma distribuição considerável que apresenta os referidos sintomas e este fato evidenciou que há necessidade de intervenção com a referida população.

Palavras-chave: Sintomas depressivos; Estudantes de medicina; Universidade

 

Biografia do Autor

Vinícius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo. Doutorando em Ensino pela Univates - Universidade do Vale do Taquari. Mestre em Ciências da Saúde pela UFT - Universidade Federal do Tocantins.

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicólogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Marabá-PA.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Lopes Marinho, V., da Silva, J. B. F., & Ribeiro Dias, A. . (2020). SINTOMAS DEPRESSIVOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO SUL DO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(1), 139–145. https://doi.org/10.20873/uftv7-8119

Edição

Seção

Artigos