Soils and erosive processes in brazilian school geography:
the state of art
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-6362Abstract
This article will present the state of the art of research in school geography in soil education and erosion processes, from the analysis of Brazilian productions in the form of articles, monographs, dissertations and theses, between 2013 and 2017, verified in the Portal of CAPES Journals, Scielo, ResearchGate, Google Scholar and the Annals of the Brazilian Soil Education Symposium (2014 and 2016). The objective is to highlight the researched themes about the teaching of geography with approach in soils and erosive processes in the final years of elementary and high school, as well as to present the higher education institutions that encourage this type of research in Brazil. There were eight publications dealing with the subject matter of eight different higher education institutions. They stand out in the following subjects: practices of teaching and analysis of didactic materials. The analyzed works bring relevant contributions to the understanding of the needs and possibilities of the soil discussions and erosive processes in the school geography, although they show that the difficulties faced by the researchers are still numerous. Finally, because it is an arduous and complex activity, the State of Art has a critical and reflexive character, assisting in the development of new research demands, concepts and paradigms.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.