Strategic Business Planning (SBP) and Organizational and Competitive Intelligence (OCI): An Approach in the Context of Sustainability
An Approach in the Context of Sustainability
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p3Abstract
Currently in a competitive market, it seems to be sustainable development, supported by the dimensions of economic, environmental and social sustainability, an important factor to face competition. In the business context, to say that an institution is sustainable means to say that it is economically stable, socially directed to social responsibility and environmentally generating the least possible impact on the environment. One question that can be asked is how to know if the sustainable development of an organization is part of the Strategic Business Planning (SBP) and if this insertion was obtained through Organizational and Competitive Intelligence (OCI). Thus, the objective of this project is to present the relationship between SBP, OCI and sustainability, demonstrating through examples how it can be contemplated and contribute to bring competitive advantage to organizations. For the development of the project, bibliographic research was used.
References
ABRAIC. Perguntas mais frequentes: o que é inteligência competitiva?. Disponível em: http://www.abraic.org.br/inf.php?idAtual=1&idTela=25. Acesso em: 21/10/2017.
ALBRECHT, K. Um modelo de inteligência organizacional. HSM Management. v.44, 2004.
ALVES, R. de P.; FALSARELLA, O. M. Modelo conceitual de inteligência organizacional aplicada à função manutenção. Gestão e Produção. São Carlos, v.16, p.313-324, 2009.
AMARAL, S. P. Estabelecimento de indicadores e modelo e relatório de sustentabilidade ambiental, social e econômica: uma proposta para a indústria de petróleo brasileira. Rio de Janeiro, RJ. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; 2003.
BACHA, M. L.; SANTOS, J.; SCHAUN, A. Considerações teóricas sobre o conceito de sustentabilidade. Anais. SEGET, 2010.
BARBIERE, J.C.; SIMANTOB, M. Organizações inovadoras sustentáveis: uma reflexão sobre o futuro das organizações. São Paulo, Atlas; 2007.
BELLEN, H. M. V. Indicadores de sustentabilidade: um levantamento dos principais sistemas de avaliação. Cadernos EBAPE.BR. v.2, n.1, p.1-14, 2004.
CALLADO, A. L. C. Modelo de mensuração de sustentabilidade empresarial: uma aplicação em vinícolas localizadas na serra gaúcha. Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; 2010.
CALLADO, A. L. C.; FENSTERSEIFER, J. E. Indicadores de sustentabilidade: uma abordagem empírica a partir de uma perspectiva de especialistas. Anais. SIMPOI, p.1-16, 2010.
CLARO, P. B. de O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração. v.43, n.4, p.289-300, 2008.
FALSARELLA, O. M.; JANNUZZI, C. A. S. C. Planejamento estratégico empresarial e planejamento de tecnologia de informação e comunicação: uma abordagem utilizando projetos. Gestão e Produção. v.24, n.3, p.610-621, 2017.
FALSARELLA, O. M.; JANNUZZI, C. A. S. C.; SUGAHARA, C. R. Planejamento estratégico empresarial: proposta de um sistema de inteligência organizacional e competitiva. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. v.12, n.2, p.193-216, 2014.
FALSARELLA, O. M.; JANNUZZI, C. A. S. C.; SUGAHARA, C. R. Gestão estratégica empresarial: proposição de um modelo de monitoramento informacional na era do big data. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. v.15, n.2, p.420-441, 2017.
GADOTTI, M. Educar para sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo, Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire; 2008.
GRI. 2015. Diretrizes para relato de sustentabilidade. Disponível em: https://www.globalreporting.org/resourcelibrary/Brazilian-Portuguese-G4-Part-Two.pdf. Acesso em: 07/12/2017.
GUIMARÃES R. P.; FEICHAS, S. A. Q. Desafios na construção de indicadores de sustentabilidade. Ambiente & Sociedade. v.12, n.2, p.307-323, 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. 7 ed., São Paulo, Atlas; 2007.
LAPA, E.; GOMES, E.; RIOS, F.; RIBEIRO, J.A atuação do profissional de inteligência competitiva. Rio de Janeiro, Publit; 2015.
MENDES, J. M. G. Dimensões da sustentabilidade. Revista das Faculdades Santa Cruz. v.7, n.2, 2009.
MORESI, E. A. D. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ciência da Informação. v.30, n.2, p.35-46, 2001.
MÜLLER, R.; CASTILHO JÚNIOR, N. C. Inteligência organizacional como ferramenta de gestão: um referencial teórico integrado. Revista Expectativa. v.11, p.83-102, 2012.
NASCIMENTO, N. M.; SANTOS, J. C.; VALENTIM, M. L. P.; CABERO, M. M. M. O estudo das gerações e a inteligência competitiva em ambientes organizacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. v.6, n. especial, p.16-28, 2016.
REZENDE, D. A. Metodologia para projeto de planejamento estratégico de informações alinhado ao planejamento estratégico: a experiência do Senac-PR. Ciência da Informação. v.32, n.3, p.146-155, 2003.
RICO, P. J. C. Logística e sustentabilidade ambiental. Setúbal, Distrito de Setúbal. Tese de Mestrado. Instituto Politécnico de Setúbal - IPS; 2014.
RIOS, F. L. C; STRAUSS, L. M.; JANISSEK-MUNIZ, R.; BRODBECK, A. F. Inteligência competitiva, empresarial, estratégica ou de negócios? Um olhar a partir da administração de empresas. FACEF Pesquisa. v.14, n.2, p.225-238, 2011.
SANTOS, D. R.; NAKAMURA, K; MUNIZ, M. S. de A.; CRUZ, R. A.; CASTELLANO, S.; AMARAL, E. C.; SABINO. E. Inteligência competitiva: estudo de caso da utilização da informação como um fator competitivo. Revista Gestão em Foco. v. 9, p.623-634. 2017.
SARTORI, S.; LATRÔNICO, F.; CAMPOS, L. M. S. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: uma taxonomia no campo da literatura. Ambiente & Sociedade. v.17, n.1, p. 1-22, 2014.
VELLANI, C. L.; RIBEIRÃO, M. S. A sustentabilidade e a contabilidade. Anais. SIMPOI, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.