Active methodologies, trandisciplinarity and learning at Universidade Federal de Goiás (UFG)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n2p66Abstract
The present essay has as its main goal the presentation of three teaching projects developed in undergraduate courses at Universidade Federal de Goiás – UFG. These courses and projects are 1) the School of Computational, Mechanical and Electrical Engineering (EMC), where professor Getúlio Antero de Deus Júnior works with Teaching Based on Problems (PBL) and Teaching Through Projects (PLE); 2) the Pharmacy College (FF) where professors Flavio Marques Loves and Nathalie de Lourdes Souza Dewulf chose the perspective of Teaching Based on Teams (TBL) and from it developed the Teaching Based on Clinical Cases and Team Work (ABCTE) proposal and 3) the Education College (FE) where professor Marilza Suanno has settled Transdiciplinarian Work Projects to induce complex thinking and multidimensional learning. These projects are based on distinct methodological conceptions, but they all have their focus on; a) learning; b) resignification and innovation of teaching processes and teaching environments; c) relationship between theory and practice; d) teaching through research; e) teacher preeminence and autonomy; f) collective, cooperative, responsible and dialogical work. This essay presents some discussions and results of the projects mentioned above.
Key-words: Teaching projects. Active methodologies. Transdisciplinarity.
References
COSTA, C. M. M. B., BARA, M. T. F., GARCOA, T. A. Momentos de avaliação e movimentos de mudança em um curso de farmácia. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, p. 613-628, nov. 2013
DEUS JÚNIOR, G. A. de e CHAVEIRO, E. F. O Programa de Educação Tutorial na UFG: Realidades, Concepções e Perspectivas. In: MÔNEGO, E. T. e FERREIRA, R. (Org.). Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal de Goiás: as dimensões do trabalho e da formação. Goiânia: Editora da UFG, p.106-129, 2013.
DEUS JÚNIOR, G. A. de e CHAVEIRO, E. F. Programa de Educação Tutorial na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG: As Dimensões do Trabalho e da Formação. Revista Eletrônica Engenharia Viva. V.1, n.1, p.45–63, 2014.
DEUS JÚNIOR, G. A. de e SILVA, D. D. da. Aprendizado Baseado em Problemas em Parte de uma Disciplina de Formação Básico do Curso de Engenharia Elétrica. XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. São Paulo, p.1-15, 2008.
DEUS JÚNIOR, G. A. de; CASTRO, M. S. de; ALVES, R. H. F.; LEMOS, R. P. e REZENDE JÚNIOR, R. A. de. Aplicabilidade de Metodologias Ativas em Cursos de Graduação em Engenharia. XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Gramado, p.1-12, 2013.
DEUS JÚNIOR, G. A. de; ALVES, R. H. F.; CASTRO, M. S. de e LEMOS, R. P. “A Produção de Recursos Multimeios na Formação de Engenheiros. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Natal, p.1-10, 2016.
DEUS JÚNIOR, G. A. de; FARIAS, L. T. de e DIAS, J. L. Aprendizagem Baseada em Problemas: Aplicação em uma Disciplina de Formação Básica do Curso de Engenharia Elétrica. VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia, p.1-5, 2009.
GALLEGOS, P. J., PEETERS, J. M. A measure of teamwork perceptions for team-based learning. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, jan., v. 3, n. 1; p. 30-35. 2011.
HERNÁNDEZ, F. Os Projetos de Trabalho e a necessidade de transformar a escola (II): In Revista Presença Pedagógica n. 21, mai/jun 1998.
McMAHON, K. K. Team-Based Learning. In: Jeffries WB, Huggett KN. (eds.). An Introduction to Medical Teaching, Springer Science + Business Media B.V. 2010.
MITRE, S. M., et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-2144. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018>. Acesso em: 26 mar 2014.
MICHAELSEN, S. New directions for teaching and learning. Wiley Periodicals, Inc. Published online in Wiley Online Library. 2011.
MORIN, E. La Vía. Para el futuro de la humanidade. Tradução Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidós, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva & Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez ; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NICOLESCU, B. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
PARMELEE, D. X.; DeSTEPHAN, D.; BORGES, N. J. Medical students’ attitudes about team-based learning in a pre-clinical curriculum. Medical Education, jan, v. 14, n. 1, p. 1-7. 2009.
PINEAU, Gaston. (Org.). Investigaciones transdisciplinarias em formación. In: Jornada de Innovación Universitária: Transdisciplinaridad. Anais. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2006.
RIBEIRO, L. R. de C. Radiografia de uma aula de Engenharia. São Carlos: EdUFSCar, 2007, 138 p.
RIBEIRO, L. R. de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). São Carlos: EdUFSCar, 2010, 151 p.
SALERNO, M. S.; TOLEDO, D. G. C. de; GOMES, L. A. V. e LINS, L. M. Tendências e Perspectivas da Engenharia no Brasil. Relatório Engenharia DATA 2012. São Paulo: Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), Instituto de Estudos Avançados, USP, 2013, p. 60.
SUANNO, M. V. R. Outra finalidade para a educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. In: ZWIEREWICZ, M. (Org). Criatividade e inovação no ensino superior - experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. 59-80p.
SUANNO, M. V. R. S. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015b.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Cooperação internacional pelas águas: metatema no estágio curricular do curso de Pedagogia. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique & FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento. Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2015a. 141-154p.
TAVARES, S. R.; CAMPOS, L. C. de; CAMPOS, B. C. O. de. Análise das Abordagens PBL e PLE na Educação em Engenharia com Base na Taxonomia de Bloom e no Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Revista Eletrônica Engenharia Viva. v.1, n.1, p.37-46, 2014.
MELLO, Alex Fiúza de; FILHO, Naomar de Almeida; RIBEIRO, Renato Janine. Por uma universidade socialmente relevante. Fórum Nacional de Educação Superior. Brasília, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.