OLD EDUCATION? A HISTORY OF 11 YEARS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF TOCANTINS

Authors

  • Luiz Sinesio Silva Neto Universidade da Maturidade Curso de Medicina
  • Neila Barbosa Osório, NBO Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p1

Abstract

Educação na velhice? Sim, esse questionamento permeia a proposta do projeto Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) desde sua idealização. Ao analisar a literatura, nota se que a temática velhice é pautada na pobreza, violência ou saúde. Porém, as repercussões do processo de envelhecimento populacional devem ser avaliadas de forma mais ampla e integrada. A educação na maturidade encontra se em plano secundário nas agendas públicas e científicas. Nesse sentido, a Universidade da Maturidade (UMA/UFT) contemporiza o debate a propósito dessa temática para os maduros. O editorial conferi problematizações sobre a educação na velhice com a práxis no projeto UMA/UFT.

Author Biography

Neila Barbosa Osório, NBO, Universidade Federal do Tocantins

Universidade da Maturidade, Docente do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

References

BOTH, A. Educação Gerontológica: posições e proposições. Erechim: Ed. São Cristóvão, 2001.
CACHIONI, M. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, v. 40, n. 1, 2015.
ESCARBAJAL, A.H. Personas Mayores, Educación y Emancipación. In: ÓPEZ, M.M, ESCARBAJAL, A.H. Alternativas Socioeducativas para las Personas Mayores. Madrid: Dykinson, 2009.
OSÓRIO, N.B; Silva Neto LS. Interdisciplinaridade na terceira idade: o caso dos avós. São Paulo: Xamã, 2009.

Published

2017-09-15

How to Cite

Silva Neto, L. S., & Osório, N. B. (2017). OLD EDUCATION? A HISTORY OF 11 YEARS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(3), 01–02. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p1

Issue

Section

Editorial