Raciocínio Baseado em Casos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p89Keywords:
Inteligência artificial, Adaptação e Aprendizagem.Abstract
RESUMO
O artigo apresenta uma abordagem do Raciocínio Baseado em Casos, onde o mesmo nasceu a partir do modelo de solução de problemas da memória humana, inspirando assim a criação de programas para resolver problemas atuais. É uma técnica que tem por objetivo resolver um problema a partir do conhecimento de problemas passados, comparando-os com o novo problema, e adaptando assim para uma nova solução. Neste abordaremos, desde sua definição, as técnicas utilizadas, as etapas de seu desenvolvimento, bem como suas vantagens e desvantagens.
Palavras-chave: Inteligência artificial, Adaptação e Aprendizagem.
ABSTRACT
The paper presents an approach of Case Based Reasoning, where it was born from the problems of human memory solution model, thus inspiring the creation of programs to address current problems. It is a technique that aims to solve a problem from the knowledge of past problems, comparing them with the new problem, and adapting well to a new solution. This will cover, from its definition, the techniques used, the stages of its development, as well as its advantages and disadvantages.
Keywords: Artificial Intelligence, Adaptation and Learning..
RESUMEN
El artículo presenta un enfoque de Razonamiento Basado, en el que nació de los problemas del modelo de solución de la memoria humana, inspirando así la creación de programas para hacer frente a los problemas actuales. Es una técnica que tiene como objetivo resolver un problema desde el conocimiento de los problemas del pasado, comparándolos con el nuevo problema, y adaptar así a una nueva solución. Esto cubrirá, de su definición, las técnicas utilizadas, las etapas de su desarrollo, así como sus ventajas y desventajas.
Descriptores: Inteligencia Artificial, adaptación y aprendizaje.
References
FERNANDES, A. M. R. (2003), “Inteligência Artificial: noções gerais”. Ed. Visual Books, Florianopolis.
GAIA - Group of Artificial Intelligence Applications. JColibri. 2009. Disponível:< http://gaia.fdi.ucm.es/research/colibri/colibristudio>. Acesso em: 09 de novembro de 2015.
KISNER, GILVANI BRUNO. Sistema de auxílio a restaurantes para elaboração de cardápios.2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – FURB, Blumenau,2003. Disponível em: < http://dsc.inf.furb.br/arquivos/tccs/
monografias/20031gilvanibrunokisnervf.pdf>. Acesso em: 10 de novembro de 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MYCBR. Disponível em:<http://mycbr-project.net/>. Acesso em: 13 de novembro de 2015.
WANGENHEIM, C. G.; WANGENHEIM, A. Raciocínio baseado em casos. Ed. Manole, Barueri, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.