ENTRE SILÊNCIOS E CUIDADOS: OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM FRENTE À DEFICIÊNCIA AUDITIVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_21882Abstract
Este estudo tem como objetivo destacar a importância da comunicação nas práticas de cuidado em saúde, especialmente no atendimento a pacientes com deficiência auditiva, buscando compreender as abordagens adotadas pelos profissionais de enfermagem nesse contexto. Trata-se de uma revisão de literatura realizada entre fevereiro e dezembro de 2022, com pesquisas em bases como SciELO, BVS, PubMed, Google Acadêmico, CAPES, entre outras, utilizando critérios específicos de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. Os resultados revelam desafios significativos na comunicação entre profissionais de saúde e pacientes com deficiência auditiva, desde o acolhimento até a adesão ao tratamento, ressaltando-se a necessidade do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de canais alternativos de comunicação, com apoio de intérpretes, familiares ou parcerias comunitárias, a fim de promover uma assistência mais humanizada. A atuação da enfermagem deve ser pautada na integralidade, garantindo o cuidado a essa população em todos os níveis de atenção, especialmente nas Estratégias de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde. Conclui-se que ainda é necessário maior empenho da equipe de enfermagem para a efetiva implementação das políticas públicas e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência auditiva.
PALAVRAS CHAVE: Pessoas com Deficiência; Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Deivison de Souza Barbosa, Thiago Oliveira Sabino Lima, Maurício Aires Vieira, Marlon Santos de Oliveira Brito; Thiago Nilton Alves Pereira; Ruhena Kelber Abrão Ferreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
