ECOFISIOLOGIA DE LAGARTOS (SQUAMATA) NO PARQUE ESTADUAL DO LAJEADO - PEL: DESCRIÇÃO DE VARIAÇÕES NO DESEMPENHO LOCOMOTOR EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21124Resumo
O Brasil possui a terceira maior fauna de répteis do mundo, sendo que grande parte dessa biodiversidade pode ser encontrada no Cerrado. No entanto, um modelo de desenvolvimento econômico baseado no agronegócio e na exploração de recursos naturais pode promover grandes alterações ambientais, em especial nas condições climáticas. Modificações nos habitats naturais podem representar um risco à biodiversidade, principalmente aos organismos ectotérmicos tropicais, como os lagartos, pois são sensíveis ou até mesmo intolerantes às altas temperaturas. Essa característica pode afetar as taxas de crescimento e persistência das espécies, uma vez que esses animais restringem sua atividade a uma faixa específica de temperatura corporal. Assim, esse estudo avaliou os efeitos da variação da temperatura em lagartos capturados no Parque Estadual do Lajeado – PEL, estado do Tocantins. Foram realizados dois experimentos: o primeiro para avaliar como o desempenho locomotor pode ser afetado quando submetido à diferentes temperaturas (ambiente, fria e quente); e o segundo para analisar a resposta fisiológica do lagarto quando submetido às temperaturas criticamente baixas (CTmin) e criticamente altas (CTmáx). Esses dados poderão subsidiar estudos futuros que busquem estimar o risco de extinção dessas espécies em face das mudanças climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Vieira Maciel, Heitor Campos de Souza, Adriana Malvasio, Guarino Rinaldi Colli, Thiago Costa Gonçalves Portelinha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.