Educação Patrimonial: a “Ponte” entre os Centros de Memória e os Jovens
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p100Keywords:
Educação patrimonial, preservação, interação e cultura.Abstract
O presente estudo reflete sobre as ações de educação patrimonial nos centros de memória e a importância da parceria constante entre os centros de memória e as instituições educacionais para alcançar o objetivo final de interação entre o público visitante e os centros de memória. Além disso, a pesquisa percebe a educação patrimonial como a ponte necessária, quando bem implementada, para a interação do público jovem com os centros de memória.
Palavras-chave: Educação patrimonial, preservação, interação e cultura.
Abstract
This study reflects about the actions of heritage education in memory centers and the importance of the continued partnership between the memory centers and educational institutions to achieve the ultimate goal of interaction between the visitors and the memory centers. Besides, the research realizes the heritage education as a necessary bridge, when well implemented, for the interaction of young people with the memory centers.
Keywords: Heritage Education, preservation, interaction and culture.References
ALMEIDA, Adriana Mortara. Desafios da relação Museu-escola. In: Revista Comunicação e Educação. São Paulo, p. 50 a 56. Set/Dez, 1997.
Constituição da República do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 15 jun. 2011.
COSTA, Heloisa Helena F. G. da. Museus, pontes entre gerações. In:Revista Museu, 15 de mai. 2005. Extraído: www.revistamuseu.com.br/18demaio/artigos.asp?id=5985. Acesso em 5 de mai. de 2014.
FENALTI, Naiani. M. S. Gaspar Silveira Martins e o Município “Silveira Martins”: Memória, identidade e patrimônio. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Santa Maria, 2011.
__________. A Construção da imagem de Gaspar Silveira Martins: análise de biografias. 2009. 55f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Patrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas. Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (IEPÉ), 2006.
GRÜNBERG, Evelina. Educação patrimonial: utilização dos bens culturais como recursos educacionais. Cadernos do Centro de Organização do Oeste (CEOM), ano 12, dez. 2000.
GRUNBERG, Evelina; HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia de Educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
HAIGERT, Cynthia Gindri. Patrimônio Cultural: Interagindo com a comunidade. In:MILDER, Saul Eduardo Seiguer. As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2006.
IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Editora Artes Médicas (ArtMed), 2002.
LIMA, Janice Shirley Souza. Educação patrimonial: na área do projeto Serra do Sossego Canaã dos Carajás (PA). Belém: MPEG/CRVD-MSS/FIDESA, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “Os usos culturais da cultura”. Contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais. In: YÁGIZI, Eduardo e outros (org). Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1996.
PELEGRINI, Sandra C. A. FUNARI, Pedro Paulo A. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.
Entrevista:
DUARTE, Iana (pedagoga do Museu). Ações do Museu Sacaca. Entrevista concedida a Naiani Fenalti.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.