ANÁLISE DINÂMICA DA PAISAGEM PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21116Resumo
Os indicadores de padrão ou métricas da paisagem são baseados na ecologia da paisagem, área de estudo interdisciplinar que se dedica a compreender como as perturbações influenciam a organização, o funcionamento, a composição e as transformações das paisagens. As métricas fornecem medidas simples da estrutura em que uma dada paisagem se encontra e podem ser obtidas com a aplicação de técnicas de geoprocessamento. Tomou-se como objetivo neste trabalho a compreensão da dinâmica estrutural da paisagem em três unidades de conservação, uma de proteção integral e duas de uso sustentável no estado do Tocantins, através da aplicação de técnicas de processamento digital de imagens e aplicação de métricas espaciais da paisagem. Foram utilizadas imagens de sensores remotos de satélite da série LANDSAT para os anos 2000, 2010 e 2020. As imagens passaram por processos de classificação orientada a objeto da cobertura do solo para cada período com a aplicação de técnicas de aprendizado de máquina. Ao produto da classificação da cobertura do solo foram aplicadas métricas da paisagem para identificação do grau de fragmentação das UCs analisadas. De maneira geral, observou-se redução da vegetação nativa ao longo do tempo em todas as unidades de conservação analisadas em comparação com as demais classes de cobertura do solo, sendo substituídas, majoritariamente, por culturas agrícolas e pecuária. Constatou-se também uma piora significativa nas métricas da paisagem destacando o elevado grau de fragmentação da vegetação nativa nestas UCs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kelly Menezes Pereira, José de Oliveira Melo Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
