Práticas de escritas extraescolares reconfigurando as práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p111Keywords:
ensino de língua portuguesa, letramentos, letramento digital, facebookAbstract
Este artigo expõe o desenvolvimento de uma proposta de escrita em um 2º ano do Ensino Médio de uma escola rural do Distrito Santa Terezinha, em Itaporã-MS e uma parte de seus resultados, a fim de promover uma reflexão em torno de novas possibilidades de trabalhos que contribuam para eliminar o abismo entre práticas de escritas escolares e as extraescolares e suas relações sócio históricas. Partimos do pressuposto que a escrita é heterogeneamente constituída, que os fatos linguísticos não se separam das práticas sociais (Corrêa, 2004). A proposta constituía da produção de um Jornal Virtual no Facebook, desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa. As análises das produções de notícias e reportagens, mais os comentários possibilitados pela plataforma digital, possibilitam mostrar linguisticamente que não há uma fronteira rígida entre práticas de escrita da cultura grafocêntrica e aquelas da cultura digital, como supõem muitos educadores. Além disso, mostram que as redes sociais na escola podem funcionar como colaboradoras de um ensino de escrita mais eficiente e significativo para todos os envolvidos.
Palavras-chave: ensino de língua portuguesa, letramentos, letramento digital, facebook
Abstract
This paper exposes the development of a written proposal in a 2nd year high school students in a rural school district Santa Terezinha in Itaporã-MS and a part of its results, to promote a reflection on new possibilities for work that contribute to close the gap between school written practices and extracurricular and their socio historical relations. We begin from the assumption that the writing is heterogeneously formed the linguistic facts do not separate the social practices (Corrêa, 2004). The proposal constituted the production of a Virtual Journal on Facebook, developed during the Portuguese classes. The analysis of news production and reporting, plus the comments made on the digital platform, enable linguistically show that there is no rigid boundary between writing practices of focused on writing culture and those of digital culture, as they suppose many educators. Furthermore, show that social networks in school can work as collaborators in a more efficient and meaningful writing instruction for all involved.
Keywords: teaching of Portuguese language, literacies, digital literacy, facebook
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