A reforma da Educação Superior no Brasil: da herança neoliberal de FHC ao legado de Lula

Authors

  • Ione Cristina Vieira Nunes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Lucelma Silva Braga Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p68

Keywords:

Banco Mundial. Educação Superior. Reforma. Privatização.

Abstract

RESUMO

O presente artigo estuda as políticas para a reforma da educação superior brasileira implementada no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e aprofundada no governo Lula, promovida de acordo com as diretrizes políticas do Banco Mundial. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado nas principais discussões teóricas sobre a temática e na análise das principais políticas desses dois governos, e a anuência às diretrizes do Banco Mundial. Aproximando-se da realidade objetiva mais recente, lança-se mão dos dados disponíveis nos órgãos oficiais como o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Banco Mundial. Evidencia-se o processo de mercantilização da educação superior, operado pelos governos FHC e Lula, estruturando um tipo de universidade adequada ao capital, nessa etapa de sua mundialização.

 

Palavras-chave: Banco Mundial. Educação Superior. Reforma.

 

ABSTRACT

This article studies the policies to reform the Brazilian higher education implemented in the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC) and depth in the Lula government, promoted in accordance with the policy guidelines of the World Bank. This is a bibliographic study based on major theoretical discussions on the subject and analysis of key policies of the two governments, and the agreement to the World Bank guidelines. Approaching the latest objective reality, launches hand of data available in the official bodies such as the Ministry of Education (MEC), National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) and the World Bank. This study highlights the commodification of higher education operated by FHC and Lula, structuring a suitable type of university capital, at this stage of its globalization.

 

Keywords: World Bank. College Education. Reform.

 

RESUMEN

Este artículo estudia las políticas de reforma de la educación superior brasileña implementado en el gobierno de Fernando Henrique Cardoso (FHC) y la profundidad en el gobierno de Lula, promovido de acuerdo con las directrices de la política del Banco Mundial. Se trata de un estudio bibliográfico sobre la base de las principales discusiones teóricas sobre el tema y el análisis de las políticas clave de los dos gobiernos, y el acuerdo con las directrices del Banco Mundial. Al acercarse a la última realidad objetiva, lanza la mano de los datos disponibles en los organismos oficiales como el Ministerio de Educación (MEC), Instituto Nacional de Estudios para la Educación Teixeira (INEP) y el Banco Mundial. Este estudio pone de relieve la mercantilización de la educación superior operado por FHC y Lula, la estructuración de un tipo adecuado de capital universitaria, en esta etapa de su globalización.

 

Descriptores: Banco Mundial. Educación universitaria. Reforma.

Author Biography

Ione Cristina Vieira Nunes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Pedagoga, graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Pedagogia Empresarial e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína -TO. Docente no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins.

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Published

2016-10-25

How to Cite

Vieira Nunes, I. C., & Silva Braga, L. (2016). A reforma da Educação Superior no Brasil: da herança neoliberal de FHC ao legado de Lula. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 3(1), 68–79. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p68

Issue

Section

Artigos