Desenvolvimento de capacidades de linguagem no trabalho pedagógico com gênero textual
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p43Keywords:
produção textual, reescrita, gênero textual, modelo didáticoAbstract
Neste artigo abordamos a produção de gêneros textuais, mediada pela Sequência Didática, metodologia por meio da qual é possível ensinar modularmente um gênero. Nosso objetivo é demonstrar que o ensino de gêneros desenvolvido de forma modularpode auxiliar os estudantes na construçãode textos de forma adequada. Assim, descrevemos parte de uma experiência desenvolvida em uma escola pública de ensino médio, na qual os alunos do 2º ano produziram uma resenha de filme a ser veiculada na escola e em um blog. Para isso, nos embasamos em autores como Dolz et al., (2010) e Bronckart(2007), que consideram a linguagem como forma de interação e o gênero textual como instrumento por meio do qual os alunos são capazes de desenvolver as capacidades de linguagem. A pesquisa demonstra que a Sequência Didática possibilitou aos estudantes apreenderem os conhecimentos necessários para a escrita adequada do gênero abordado.
Palavras-chave: produção textual; reescrita; gênero textual; modelo didático
ABSTRACT
In this article we discuss the production of genres, mediated Didactic Sequence methodology through which to teach modularly a genre. Our goal is to demonstrate that the teaching of genres developed modularly can assist students in building properly texts. Thus, we describe part of an experiment carried out in a high school public school, in which students of 2nd year produced a movie review to be published in school and in a blog. For this, we base in authors like (Dolz et al., 2010) and (Bronckart, 2007), who consider language as a form of interaction and the genre as a tool through which students are able to develop the capabilities of language. Research shows that the Didactic sequence enabled the students grasp the knowledge required for proper writing addressed genre.
Keywords: text production; rewriting; text genre; didactic model
References
BARROS, D. L.P. Interação em anúncios publicitários. In: PRETI, Dino (org.). Interação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2002.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BRONCKART, J-P. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2007.
DOLZ, J. et alii. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola.. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 2010.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
MACHADO, A. R. Os textos de alunos como índices para avaliação das capacidades de linguagem. In: MARI, H.; MACHADO, I. L.; MELLO, R. (org.). Análise do Discurso em Perspectivas. Belo Horizonte, v. 1, p. 215-230, 2003.
_________. A organização sequencial da resenha crítica. The ESPecialist, vol. 17, n. 2, p.133-149, 1996.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L.S. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
NEVES, M. H. M.. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.