IDENTIFICANDO OS FATORES DETERMINANTES DA DEMANDA POR SERVIÇOS ELETIVOS DE SAÚDE NO BRASIL
Abstract
Estre trabalho busca identificar os fatores determinantes na demanda por consultas médicas eletivas no Brasil, enfocando características demográficas, estilos de vida e condições de saúde que influenciam essa procura. Utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, são aplicados modelos de regressão binomial negativa para analisar a influência de variáveis como gênero, idade, condições de saúde crônicas, estilos de vida, e fatores socioeconômicos e regionais sobre a frequência de consultas médicas eletivas. Os resultados apontaram que mulheres e usuários de medicina alternativa demonstraram maior procura por serviços eletivos, sugerindo uma abordagem mais proativa à saúde. Em contraste, o consumo de álcool e a prática regular de exercícios físicos foram associados a uma menor frequência de consultas. Condições crônicas significativamente elevaram a demanda por serviços eletivos, enquanto disparidades regionais indicaram menor utilização fora do Sudeste. O seguro de saúde mostrou-se um facilitador importante no acesso a esses serviços. O conjunto de resultados obtidos indica a necessidade de políticas públicas que identifiquem as disparidades no acesso à saúde e promovam a educação sobre estilos de vida saudáveis e a gestão de condições crônicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Fábio Lúcio Rodrigues, Francisco Galileu Nobre de Freitas, José de Paiva Rebouças

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
