O PROTAGONISMO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA HÉLICE TRÍPLICE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_19347%20Resumen
A relação universidade-empresa-governo, no contexto do modelo Hélice Tríplice, busca entender o papel de cada um dos atores de cada hélice na sociedade e a perspectiva da integração entre eles para o fomento à inovação. O artigo tem como objetivo discutir o protagonismo das universidades brasileiras no processo de inovação a partir da perspectiva da Hélice Tríplice. Quanto a metodologia a pesquisa é caracterizada como descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos selecionados foram o Relatório de Pesquisa da Inovação (PINTEC) 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o Relatório dos Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, foram coletados dados do número de pesquisadores, nível de escolaridade e setor institucional envolvidos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) referente ao período de 2000 a 2014 disponíveis no Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e, posteriormente, gerados gráficos. Foi possível observar que as universidades são as principais fomentadoras de P&D no país e, consequentemente, possuem o maior número de pesquisadores envolvidos na atividade de P&D. Conclui-se que para a consecução do propósito que o modelo Hélice Tríplice determina, seria importante o equilíbrio entre os atores de cada hélice.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lidiane Caetano de Mendonça Dias, Arleson Eduardo Monte Palma Lopes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
