LOS DESAFÍOS DE INCLUIR A LAS PERSONAS SORDAS CON EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL MERCADO LABORAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19285Resumen
En las últimas décadas, la inclusión se ha convertido en un tema ampliamente debatido en relación con las personas con discapacidad (PWD), incluidas las personas sordas. Se implementaron diferentes leyes para garantizar un amplio acceso de las personas sordas a la educación en diferentes niveles, así como para garantizar la disponibilidad de vacantes para las personas con discapacidad. A pesar de esta legislación, la comunidad sorda no siempre puede acceder eficazmente al mercado laboral. Este artículo presenta una discusión sobre los desafíos de la inclusión de personas sordas con educación superior en el mercado laboral. Comienza con un análisis sobre la inclusión de la comunidad sorda en la educación superior, seguido de una discusión sobre la inclusión de las personas con discapacidad en el mercado laboral hasta abordar efectivamente la inclusión de las personas sordas con educación superior en el mercado laboral. Parece que no siempre se valora la cualificación profesional a la hora de ofertar vacantes, así como faltan condiciones para la plena integración de las personas sordas en algunos contextos laborales.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Moema Pereira Nunes, Pauline Webber

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
