DIÁLOGOS SOBRE PRÁCTICAS ESCOLARES SUPERVISADAS EN EDUCACIÓN FÍSICA CON NIÑOS Y NIÑAS EN BRASIL Y ESPAÑA
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_3Abstract
Tanto en Brasil como en España, las prácticas escolares externas son una etapa obligatoria para la formación docente y está rodeada de desafíos para su implementación, especialmente cuando está dirigida a niños y niñas. Por lo tanto, en este artículo, nuestro objetivo es analizar los desafíos para la formación de docentes en educación física orientados al trabajo con alumnado en edad escolar en los contextos brasileño y español, desde la perspectiva del Practicum. Se adoptó como supuesto metodológico la Investigación Narrativa, anclada en reflexiones autorales con contornos ensayísticos. Se identificaron los siguientes desafíos para que las prácticas escolares cumplan su rol de ampliar la formación docente con miras al trabajo profesional con estudiantes: la presencia de docentes con formación inicial en educación física para colaborar como co-formadores; insuficientes debates y experiencias teórico-prácticas con niños y niñas en los currículos de formación docente; el reducido número de horas dedicadas a prácticas centradas en la infancia y cuestiones de género que rara vez están presentes en las experiencias de contacto con la realidad escolar. Estos desafíos identificados inciden extremadamente en la constitución de los binomios entrenamiento-rendimiento y educación física-infancia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rodrigo Lema Del Rio Martins, Irene Moya-Mata
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.