O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2016-2023)
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_1Abstract
O artigo analisa a produção do conhecimento sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. Para isso foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Scielo, Web of Science e Portal de Periódicos da Capes, entre os anos de 2016 e 2023, obtendo-se uma amostra de 64 artigos. Os resultados destacam que as redes de colaboração são constituídas a partir de relações estabelecidas entre grupos de pesquisa, instituições e orientações. Os 15 autores mais produtivos são responsáveis por 29 artigos do mapeamento (44,9%), os mais conectados na rede. Os periódicos de Educação surgem como o principal local de publicação, evidenciando uma estratégia dos autores em detrimento das mudanças nas classificações de periódicos da Educação Física. As obras mais citadas salientam a importância do professor colaborador para a integração teoria e prática e entendem a escola como lugar privilegiado de formação e construção da identidade docente. A temática Formação e Intervenção teve maior incidência, com 40 trabalhos (62,5%), que evidenciam a necessidade de maior colaboração entre universidades e escolas e também revelam deficiências na fundamentação teórica que enfrenta desafios práticos e adaptativos, como o ensino remoto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marcela Bruschi, Evando Carlos Moreira, Matheus Lima Frossard
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.