Mídias na educação e formação de professores: por uma convergência dialógica

Authors

  • Ana Claudia Ferreira Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Maiara Sobral Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p67

Keywords:

Tecnologia. Diálogo. Recursos midiáticos.

Abstract

O artigo apresenta uma análise das mídias na educação a partir de um olhar que busca a convergência dialógica na relação dos professores com os recursos midiáticos. Com este estudo, objetiva-se problematizar os saberes necessários à formação de professores com vistas à utilização intencional, consciente e mediadora das mídias na educação escolar, considerando a tecnologia como um esforço dos seres humanos em sua autoprodução para além dos meios biológicos de que são providos, mas neste esforço a tecnologia assume nuances que se associam aos fins de seu uso. Portanto, sua utilização não é neutra, antes, cumpre os propósitos de quem as utiliza, ou ainda de que planeja seu uso. O estudo se pautou pela pesquisa bibliográfica entre outras referências, nos estudos de Pierre Levy (1999; 2011), nas reflexões sobre a tecnofilia e a tecnofobia de Pedro Demo (2009), no diálogo como processo de historização e base da formação de professores a partir de Paulo Freire (1991; 1996), nas imersões sobre a mudanças ocorridas com a aceleração tecnológica e a necessidade da crítica como contraponto da técnica, proposta por Nicolau Sevcenko (2001), no ensino como trabalho interativo a partir de Tardif (2010) entre outras referências. Os resultados apresentam possibilidades de convergências dialógicas na utilização dos recursos tecnológicos pelos professores.

Palavras-chave: Tecnologia. Diálogo. Recursos midiáticos.

ABSTRACT

The article presents an analysis of media in education from a gaze that seeks convergence in dialogic relationship between teachers and the media resources. This study objective is to question the knowledge necessary to teacher training with a view to intentional use, conscious and mediator of media in education, considering technology as an effort of human beings in their self-production in addition to the biological resources that are provided, but this effort the technology assumes nuances that are associated with the purpose of its use. Therefore, its use is not neutral, rather, meets the purposes of those who use them, or that it plans to use. The study was guided by the literature among other references, the studies of Pierre Levy (1999, 2011), contributing to generating technophilia and technophobia of Pedro Demo (2009), dialogue as historicizing process and basis for teacher training from Paulo Freire (1991; 1996), the immersion of the changes with the technological acceleration and the need for critical counterpoint technique, proposed by Nicholas Sevcenko (2001), teaching as interactive work from Tardif (2010) among other references. The results show convergences dialogic possibilities in the use of technological resources by teachers.

Key words: Technology. Dialogue. Media resources.

Author Biographies

Ana Claudia Ferreira Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Educação Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará, graduação em Pedagogia-Licenciatura pela Universidade Federal do Pará. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Maiara Sobral Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós - Graduação (ITOP). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

References

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

________________. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o Saber: Elementos para uma teoria. (trad. Bruno Magne). – Porto Alegre: Artmed, 2000.

DEMO, Pedro. “Tecnofilia” & “Tecnofobia”. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009.

FREIRE. Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a Mídia: Novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Paulo, "Combater o Futuro: Um olhar sobre as representações “tecnofóbicas” de ciência e tecnologia na cinematografia moderna ", E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, n.º 10 (2009). ISSN 1645-958X. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id164&sum=sim> Acesso em 04 dez 2013.

GUARESCHI, Pedrinho A.; BIZ, Osvaldo. Mídia, globalização e violência social. In HENZ, Celso I; ROSSATO, Ricardo. (Orgs.) Educação Humanizadora na Sociedade globalizada. Santa Maria/RS: Biblos, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

__________. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 8ª ed. São Paulo: Edições Loiola, 2011.

QUARESMA, Alexandre. Tecnociências: meios ou fins? Revista Filosofia. Ciência & Vida. Belo Horizonte: Ponto A, Ano VII, N.º 86, setembro 2013.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. (coordenação Laura de Mello e Souza, Lilia Moritz Schwartcz). São Paulo. Companhia das Letras 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Published

2016-01-18

How to Cite

Rosa, A. C. F., & Silva, M. S. (2016). Mídias na educação e formação de professores: por uma convergência dialógica. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(1), 67–78. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p67

Issue

Section

Artigos