O ENSINO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_16546

Resumen

As universidades vêm sendo estimuladas a participarem ativamente como atores centrais no Sistema Nacional de Inovação. Porém, algumas instituições ainda encontram dificuldades para consolidar a cultura de inovação tecnológica devido à falta de conhecimento sobre o assunto ou o domínio dos processos inovadores. Neste contexto, como promover o conhecimento na área de Propriedade Intelectual, de modo a fomentar o desenvolvimento da Cultura de Inovação Tecnológica? Para responder este questionamento foi realizado um diagnóstico do atual cenário do ensino sobre Propriedade Intelectual (PI) nas Universidades Federais da Região Norte do Brasil, a partir da análise de Projetos Pedagógicos de Curso, assim como a análise da importância deste ensino para estimular o conhecimento e formação acadêmica, com viés no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa exploratória. Os resultados demonstraram que o ensino da temática, em todas as instituições estudadas, permanece inexpressivo, são raros os cursos que dispõe de conteúdos sobre PI em suas ementas. Conclui-se, portanto, que uma das medidas para ampliar o conhecimento e fortalecer a cultura de inovação tecnológica é normatizar institucionalmente o ensino sobre PI nos cursos de graduação.

Biografía del autor/a

Geraldo Maranhão, Universidade Federal do Amapá

Docente no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). 

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Souza, J., & Maranhão, G. (2024). O ENSINO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO . DESAFIOS, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_16546