Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável Municipal

Authors

  • Aluisio Vasconcelos Carvalho UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p97

Keywords:

Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Meio Ambiente

Abstract

A preocupação ecológica alcançou vários espaços na sociedade, atingindo também as administrações públicas, sendo uma resposta às pressões exercidas por organizações internacionais, como também pela própria sociedade, cobrando o cumprimento das legislações, buscando desenvolver uma melhor qualidade ambiental e promover nas municipalidades reações que busquem respostas para essas exigências porque durante décadas essa responsabilidade ambiental esteve centrada somente nas esferas governamentais federais e estaduais. Entretanto, em 1997, Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), pela resolução nº 237/ 1997, institui a avaliação dos impactos ambientais locais causados por empreendimentos para competência dos municípios, que deve coordenar as ações, desenvolvendo a educação ambiental para a compreensão e respeito da comunidade com o meio ambiente, implantando normas que controlem a deterioração ambiental, possibilitando a diminuição de áreas degradadas, assumindo assim a missão de estimular o desenvolvimento sustentável local, com de equidade social, desenvolvimento econômico e proteção ambiental.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Meio Ambiente.

ABSTRACT

The eco-friendliness achieved several spaces in society, also reaching the government as a response to the pressures exerted by international organizations, but also by society itself, demanding compliance with the legislation, seeking to develop better environmental quality and promote the municipalities reactions that seek answers to these requirements because for decades that environmental responsibility was focused only on federal and state government levels. However, in 1997, the National Environmental Council (CONAMA), by Resolution No. 237/1997, establishing the evaluation of local environmental impacts of projects for competence of municipalities, which must coordinate actions, developing environmental education for understanding and community respect for the environment, implementing regulations to control environmental deterioration, enabling a reduction of degraded areas, thus taking the mission to stimulate local sustainable development with social equity, economic development and environmental protection.

Keywords: Sustainable Development, Environmental Education and Environment.

Author Biography

Aluisio Vasconcelos Carvalho, UFT

Graduado em biologia- licenciatura pelo CEULP/ULBRA, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Verbo Educacional), mestrando em Ciências do Ambiente-UFT.

References

BARBIERI, J.C. et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e pro posições. RAE, v. 50 n. 2 São Paulo, abr./ jun., 2010. p:146-154.

BARBOSA, G. S. O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008. Disponível em http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf. Acesso em 24/10/2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Programa nacional de educação ambiental - PRONEA. Brasília: UNESCO, 2004.

CEBDS. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Ecoeficiência. Brasil, 2006. Disponível em <http://www.cebds.org.br/cebds/ecorbe-ecoeficiencia.asp>. Acesso em 13/ 01/ 2015.

FIGUEIREDO, P. J. M. A Sociedade do Lixo: Os resíduos, a questão energética e a crise ambiental. Piracicaba: Unimep, 1995.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>.Acesso em 28/09/2015.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Crise ambiental e suas implicações na educação. 2002. Disponível em:<http://www.educacaoambiental.pro.br/victor/biblioteca/LayrarguesCriseAmb.pdf. Acesso em 28/09/2015.

LOUREIRO, C.F.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

ROS-TONEN, M. Novas perspectivas para a gestão sustentável da floresta amazônica: explorando. Ambiente & Sociedade, v. 10 n. 1, Campinas, jan./ jun., 2007. p: 11-25.

SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: RiMa, 2004.

SCHNEIDER, E. Gestão ambiental municipal: preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: UNIVATES, 2009.

SILVA, F.M.; DE LACERDA, P.S.B.; JONES JUNIOR, J. Desenvolvimento sustentável e química verde. Quim. Nova, v. 28 n. 1, 2005. p: 103-110

SILVA, S.S.; REIS, R.P.; ROBSON AMÂNCIO, R. Paradigmas ambientais nos relatos de sustentabilidade de organizações do setor de energia elétrica. Rev. Adm. Mackenzie, v. 12 n. 3, São Paulo, mai./ jun., 2011. p:146-176.

TORRESI, S.I.C.; PARDINI, V.L.; FERREIRA, V.F. O que é sustentabilidade? Quim. Nova, v.33 n. 1 São Paulo, 2010. p:58-67.

Published

2016-01-18

How to Cite

Carvalho, A. V. (2016). Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável Municipal. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(1), 97–108. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p97

Issue

Section

Artigos