INVENTÁRIO DA ICTIOFAUNA DA BACIA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU (BACIA DO RIO TOCANTINS), PALMAS, TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_4Abstract
O ribeirão Taquaruçu é um afluente direto da margem direita do rio Tocantins, sua bacia possui uma área de 458,16 km² e é formada por duas sub bacias: ribeirão Taquaruçuzinho e ribeirão Taquaruçu Grande. Este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento da diversidade da ictiofauna da bacia do ribeirão Taquaruçu. Durante o estudo foram amostrados 26 pontos na micro bacia do ribeirão Taquaruçu no período de maio de 2016 a março de 2017. Para as coletas foram utilizadas redes de arrasto, e peneiras. Ao total foram coletados 3695 indivíduos, distribuídos em 46 espécies, 43 gêneros, 18 famílias e cinco ordens. A ordem mais representativa foi Characiformes (43,5%), seguida por Siluriformes (37%). Dentre as famílias reportadas, as com maior representatividade em número de espécies foram Characidae e Loricariidae, ambas com 17,4%. Quanto à abundância, a maioria absoluta pertence à família Characidae (74,4%), sendo que 58% da abundância pertence à espécie Knodus rufford. Ademais, foram reportadas ao menos quatro espécies novas: Ancistrus sp., Bryconops sp. 1, Bryconops sp. 2 e Imparfinis sp., demonstrando que o conhecimento sobre a ictiofauna da bacia do médio rio Tocantins ainda é subestimado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 JARDENE DIOGENES DA SILVA, EVERTON FAUSTINO DE OLIVEIRA, THIAGO NILTON ALVES PEREIRA, CARINE CHAMON

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.