ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ASSOCIADOS À MIRINDIBA, Buchenavia tomentosa (Combretaceae)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-15678Abstract
Os fungos endofíticos vivem em simbiose com a planta hospedeira, sendo que muitos podem apresentar a capacidade de produzir os mesmos metabólitos ativos que seus hospedeiros, tornando-se um reservatório de uma infinidade de produtos naturais. Esta pesquisa investigou a planta Mirindiba (Buchenavia tomentosa) e a atividade antimicrobiana exercida pela planta e por fungos endofíticos isolados de suas folhas. Extratos aquosos da Planta e dos fungos foram testados contra bactérias e um fungo filamentoso, sendo que os extratos do vegetal e dos fungos apresentaram inibição das seguintes bactérias patogênicas: Salmonella Typhimurium, Staphylococcus epidermidis e Shigella flexneri e do fungo fitopatogênico Rhizopus stolonifer, demonstrando seu potencial biotecnológico como produtores de substâncias antimicrobianas. As concentrações inibitórias mínimas (CIMs) dos fungos que apresentaram propriedades antimicrobianas foram determinadas. Dois fungos (FC12 e FC31) inibiram as 3 bactérias testadas. Todas as bactérias foram inibidas por pelo menos um fungo na concentração de 25 µg/ml. Uma atividade antifúngica também foi observada pela difusão de substâncias produzidas pelo isolado (FC123), que inibiu em 53% o crescimento de Rhizopus stolonifer, causador da podridão mole em frutos. Este é o primeiro relato de isolamento e avaliação das propriedades antimicrobianas de fungos endofíticos da B. tomentosa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Drielly Dayanne Monteiro dos Santos, Pedro Wallace Paiva Silva, Geovanka Marcelle Aguiar Leão , Ernane Gerre Pereira Bastos, Juliana Fonseca Moreira da Silva, Raphael Sanzio Pimenta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.