The Notion of montage music and the phonographic creation process
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic2022_8%20Abstract
The notion of montage music is the starting point for understanding the recording process as a composition process, based on channel overlapping techniques and on the mixing stage to build sounds. Creative practice and reflection on sound creation in fixed media are based on relevant artistic concepts and repertoires. Reflective listening, conducted by the first author on albums by Milton Nascimento and the Gaucho group Quintal de Clorofila, explores the associations evoked by the sonorities presented in the phonograms and how they affect this listener, approaching montage/mixing techniques through aesthetic experience. Based on reflection on the concepts and techniques of montage music and aesthetic listening experiences, the first author undertook a practice of sound creation in a home studio. The resulting sound poetics is organized into four tracks in which an autobiographical and subjective sound narrative is presented. The notion of montage music contributes to approaching studio techniques and the construction of sonorities resulting from editing, processing and audio mixing as inherent to the creative process, connecting intentionalities and aesthetic results of sound poetics.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rodrigo Fagundes Gomes, Heitor Martins Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.