POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RP2023_6

Resumo

O rápido avanço do acesso a dispositivos digitais experimentado nos últimos tempos, ainda que não satisfatoriamente democratizado à população de estudantes, acendeu entre os educadores a discussão a respeito do uso dos Recursos Didáticos Digitais (RDD) no ambiente escolar. Durante o período de regência do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador no período de 2020 a 2022, questionou-se como implementar RDD nas aulas que naquele momento ocorriam no formato remoto devido a pandemia do COVID-19. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades e desafios na implementação de recursos didáticos digitais no ensino de funções durante a regência no 1º ano do Ensino Médio. Para isto, o procedimento adotado foi registrar e discorrer sobre os elementos da problemática inicial no referencial teórico e em seguida apresentar o contexto da pesquisa e descrever como foram implementados os Recursos Didáticos Digitais nos conteúdos propostos. O grande desafio foi realizar a utilização de RDD de forma orgânica, trabalhando com uma real finalidade pedagógica. Finalmente, conclui-se que o uso exitoso das tecnologias digitais nos processos educativos deve equilibrar o domínio técnico desses recursos com a atenção ao contexto de utilização. 

Biografia do Autor

Dirceu de Freitas Piedade Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA; Graduado em Matemática (UFBA); Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA) e Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec-BA). Desenvolve pesquisas envolvendo estudo de reconhecimento de padrões em sinais de áudio usando visibility graphs, aprendizagem de máquina, e modelagem estatística. Atualmente orienta projetos PIBIC com os temas relacionados a modelagem computacional redes complexas e produção de material didático usando tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

do Nascimento Santos Sales, E. D., & de Freitas Piedade Melo, D. (2023). POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 3). https://doi.org/10.20873/RP2023_6