EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE TRABALHO

Autores

  • Ana Beatriz Gouveia de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Mendes da Silva Universidade de São Paulo
  • Gisetti Corina Gomes Brandão Universidade Federal de Campina Grande
  • Antonio Ialy Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-9133

Resumo

O processo de trabalho do agente comunitário de saúde se relaciona com a nova concepção do modelo de atenção à saúde, dispondo do olhar ampliado sobre o indivíduo, a família e a comunidade na perspectiva biopsicossocial. Com isso, o presente estudo tem por objetivo discutir o processo de trabalho dos agentes comunitários à luz da educação permanente em saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, abordagem qualitativa, delineada pelo constructo da pesquisa-ação. O cenário do estudo foram três unidades de saúde da cidade de Campina Grande-Paraíba. A amostra foi composta por 16 agentes comunitários e a coleta de dados ocorreu através de um questionário estruturado e 32 oficinas de trabalho gravadas, que foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Três categorias de análise foram evidenciadas: Fragilidades e dificuldades no dia a dia de trabalho, as potencialidades do processo de trabalho do agente comunitário de saúde e perspectivas dos agentes com a educação permanente em saúde. As práticas pedagógicas devem ser baseadas na aprendizagem significativa, para que haja a responsabilização dos sujeitos frente ao seu processo de trabalho e a reflexão crítica sobre o seu dia a dia de trabalho.

Biografia do Autor

Camila Mendes da Silva, Universidade de São Paulo

Especialista. Mestranda pela Universidade de São Paulo.

Gisetti Corina Gomes Brandão, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Gouveia de Araújo, A. B., Mendes da Silva, C. ., Corina Gomes Brandão, G. ., & Ferreira, A. I. (2021). EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE TRABALHO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(3), 9–21. https://doi.org/10.20873/uftv8-9133

Edição

Seção

Artigos