O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL (2013-2019)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-9045Resumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade em muitas escolas e tem motivado diversas pesquisas acadêmicas sobre como tais tecnologias tem sido utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso da TIC deve ser utilizado adequadamente no público a que se dirige. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo realizar uma investigação sistemática da literatura com vistas a elucidar como tem sido o uso das TICs na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro e fora do ambiente escolar brasileiro. A metodologia adotada seguiu as etapas de uma revisão sistemática de literatura definidas na literatura especializada. Após a realização da pesquisa, chegou-se a nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da revisão sistemática apontam para duas vertentes: no âmbito escolar do EJA, as TICs vem sendo utilizadas para alcance de aprendizagem significativa e para promoção de integração e motivação dos alunos. No contexto extraescolar, o público do EJA tem utilizado as TICs no seu cotidiano para fins pessoais dissociados da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.