O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL (2013-2019)

Autores

  • Márcio José Freire Ribeiro IFPB
  • Rosejane Cristina de Almeida Costa
  • Fransiclaudio Miguel de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-9045

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade em muitas escolas e tem motivado diversas pesquisas acadêmicas sobre como tais tecnologias tem sido utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso da TIC deve ser utilizado adequadamente no público a que se dirige. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo realizar uma investigação sistemática da literatura com vistas a elucidar como tem sido o uso das TICs na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro e fora do ambiente escolar brasileiro. A metodologia adotada seguiu as etapas de uma revisão sistemática de literatura definidas na literatura especializada. Após a realização da pesquisa, chegou-se a nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da revisão sistemática apontam para duas vertentes: no âmbito escolar do EJA, as TICs vem sendo utilizadas para alcance de aprendizagem significativa e para promoção de integração e motivação dos alunos. No contexto extraescolar, o público do EJA tem utilizado as TICs no seu cotidiano para fins pessoais dissociados da escola.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Freire Ribeiro, M. J., de Almeida Costa, R. C. ., & Miguel de Sousa, F. . (2022). O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL (2013-2019). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(4), 24–33. https://doi.org/10.20873/uftv8-9045

Edição

Seção

Artigos