A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DOS UNIVERSITÁRIOS DA UFT DESDE A PERSPECTIVA DA SUBJETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8902Resumo
O presente trabalho visa compreender os aspectos que envolvem a permanência no ensino superior com enfoque nas experiências subjetivas, assumindo uma perspectiva crítica sobre como os estudantes universitários têm vivenciado o processo de formação. Com esse propósito, foi realizado uma articulação teórica e em seguida, partiu-se para o levantamento de dados bibliográficos a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey sob uma perspectiva sócio histórica. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa que levou em conta três critérios epistemológicos fundamentais: o valor da singularidade dos participantes; a dialogicidade no trabalho de campo; e as construções interpretativas de natureza crítica e desnaturalizadora da realidade estudada. Para isso, foram convidados discentes universitários de vários cursos, os quais participaram de entrevistas individuais e grupos focais. Na discussão dos resultados, consideramos os aspectos subjetivos que levam o sujeito a permanecer ou não dentro deste contexto, incluindo relatos de vivência e as diferentes formas de subjetivação, aspectos estes, fundamentais para promover reflexões e estratégias que reconheçam o sujeito em sua integralidade em todos os aspectos que se relacionam com as diferentes dos processos humanos, elencando alguns pontos principais, tais como o distanciamento da família, a constituição dos laços sociais e a paixão pelo conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.