SARS-COV-2 - ASPECTOS RELACIONADOS A BIOLOGIA, PROPAGAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DOENÇA EMERGENTE COVID-19

Autores

  • Eskálath Morganna Silva Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Breno Gomes de Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Pedro Wallace Paiva Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Wilson Lopes Miranda Universidade Federal do Tocantins
  • Raphael Sanzio Pimenta Universidade Federal do Tocantins
  • Juliana Fonseca Moreira Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8859

Resumo

Os Coronavírus pertencem a um grupo taxonômico de vírus que causam infecções respiratórias e podem acometer humanos e outros animais. No final de 2019, uma nova espécie de coronavírus foi identificada como a causa de um conjunto de casos de pneumonia em Wuhan, uma cidade na província de Hubei, na China. O vírus se espalhou rapidamente, resultando em uma epidemia em todo o país, seguido por um número crescente de casos em outros países do mundo. Em fevereiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde designou a doença COVID-19, que significa doença de coronavírus 2019. O vírus que causa o COVID-19 é designado por coronavírus 2 ou vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Pacientes infectados por esse vírus podem desenvolver desconforto respiratório agudo e alta probabilidade de internação em terapia intensiva, podendo evoluir para o óbito. Baseado no exposto o objetivo desse estudo foi promover a descrição da biologia do vírus (SARS-CoV-2), as formas de propagação e transmissão, além do processo de patogênese através de uma revisão literária sistemática.

Biografia do Autor

Eskálath Morganna Silva Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (2009), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (2014) e doutorado em Biotecnologia pela rede BIONORTE (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: leveduras epifíticas, micro-organismos antárticos, controle biológico. No período compreendido entre março e novembro de 2017, foi bolsista de Doutorado Sanduíche, modalidade CAPES-PDSE, no laboratório de Biotecnologia, área de microbiologia aplicada do departamento de Biociências de la Universidad de la Republica em Montevideo-Uruguai. Possui experiencia nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em pesquisas voltadas a cerca de controle biológico de doenças pós colheita de frutos.

Breno Gomes de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico de Medicina, atualmente cursando o sexto período na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Diretor de extensão da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Tocantins (Gastroliga) e tesoureiro da Liga Acadêmica de Cirurgia (LAC). Desenvolve projeto científico na área de microbiologia geral e aplicada. Possui Curso de formação inicial e continuada - Operador de Computador pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Cursou engenharia elétrica até o sétimo período na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pedro Wallace Paiva Silva, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente cursa medicina na UFT - Universidade Federal do Tocantins Campus Palmas. Realiza atividades práticas da formação médica em hospitais e clínicas. Tem experiência complementar em serviços voluntários em arte, cultura e religião.

Wilson Lopes Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Possui curso técnico em Agronegócio integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal do Tocantins - Campus Gurupi (2015). Atualmente é aluno do 6º período do curso de graduação em Medicina na Universidade Federal do Tocantins - Campus Palmas. Desenvolve projeto científico na área de microbiologia geral e aplicada.

Raphael Sanzio Pimenta, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado em fitopatologia pelo United States Department of Agriculture (USDA). Atualmente é professor Associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em biotecnologia, ecologia Microbiana, atuando principalmente sobre biodiversidade, bioprospecção e controle biológico. Pertence ao corpo docente do curso de Medicina e dos programas de Pós-graduação em Biodiversidade e biotecnologia (BIONORTE), Ciência e tecnologia de alimentos e Ciências da Saúde. Exerce o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e pós-graduação desde agosto de 2016. Vice Presidente do fórum de Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da Amazôia Legal.

Juliana Fonseca Moreira Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1995), mestrado em Ciências do Ambiente pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008) e doutorado sanduíche em Microbiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais e pela United State Department of Agriculture-USDA (2013). Atualmente é professora de ensino superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins, membro do comitê interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UFT. Participa como professora permanente dos programas de mestrado Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ciências da Saúde. Foi coordenadora do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no período de 2014/2016. Possui pós-doutorado em metagenômica de solos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Universidade de São Paulo - Campus Luiz de Queiroz. Tem experiência na área de Microbiologia com ênfase em ecologia microbiana, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia geral e aplicada, Microbiologia de Alimentos, Probióticos, Fitoterápicos.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Silva Ferreira, E. M. ., Gomes de Souza, B., Paiva Silva, P. W. ., Lopes Miranda, W. ., Sanzio Pimenta, R. ., & Fonseca Moreira Silva, J. . (2020). SARS-COV-2 - ASPECTOS RELACIONADOS A BIOLOGIA, PROPAGAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DOENÇA EMERGENTE COVID-19. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-3), 9–17. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8859

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)