RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8814Resumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Pré-Universitário de Araguaína no âmbito do subprojeto do curso de Física, focalizando na ambientação escolar, observação, análise e intervenção na sala de aula. Programa financiado pela Capes, tem objetivo melhorar e fortalecer o desenvolvimento profissional dos futuros professores usando como ferramenta a vivencia no âmbito escolar, proporcionando aos estudantes de licenciatura uma integração melhor entre a teoria e prática, permitindo-os evoluírem mais através de experiências nas escolas púbicas. No entanto, os residentes têm o acompanhamento dos professores preceptores, que realiza reuniões periódicas que abriam espaços para discursões, compartilhamento de ideias, sanar dúvidas, compartilhar experiências vivenciadas no ambiente escolar, e debates direcionados a formação dos residentes possibilitando aos residentes momentos de articulação e reflexão da atividade docente. Todos os trabalhos produzidos eram voltados para o melhoramento dos residentes na unidade concedente, como a elaboração de projetos e artigos. O programa ajuda na transformação de um acadêmico em um professor pesquisador e inovador, proporcionar experiências mais aprofundada na formação docente, visto que, terão que lidar com a teoria e a prática, além de oportunizar a exploração de todo o processo educacional em uma unidade escolar, visando à formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.