ASPECTOS DA DEMANDA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24H
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-8805Resumo
Analisar aspectos da demanda por atendimento em uma unidade de pronto atendimento 24 horas (UPA 24h). Estudo descritivo e exploratório desenvolvido em uma capital do norte brasileiro. Foram aplicados formulários a usuários atendidos na UPA24h e coletadas informações em fichas de atendimento. Utilizou-se a estatística descritiva; e, a técnica de análise temática. Os usuários atendidos na UPA24h são, em sua maioria, pessoas com baixa renda, ensino médio completo e jovens adultos dependentes exclusivos do SUS. São motivos que determinam a procura por atendimento: agilidade e qualidade no atendimento, funcionamento 24 h, referência na urgência, disponibilidade de médicos, medicamentos e exames, barreiras de acesso à Atenção Primária e dependência do sistema público.: os aspectos da demanda revelam um sistema fragmentado e a (des) articulação em rede. O cenário epidemiológico alerta para a importância da criação de fluxos, comunicação e provimento de condições para a resolutividade dos serviços.
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