COVID-19, ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, CUIDADOS E COMPLICAÇÕES SINTOMÁTICAS

Autores

  • Anderson Barbosa Baptista UFT
  • Leonardo Vieira Fernandes Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8779

Resumo

O vírus SARS-CoV-2, surgiu no final de 2019 em Wuhan, na China, provocando a Covid-19, sendo decretada uma pandemia em março de 2020 pela OMS. Possui alta transmissibilidade, podendo produzir complicações sintomáticas para idosos e portadores de comorbidades. Medidas de isolamento social e antissepsia são elementos chave para contenção do vírus.  Objetivou-se nesse estudo uma revisão da literatura referente à Covid-19 e sua relação com pneumonia, sua prevenção e impactos na saúde pública. Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, Bireme, Scielo, Portal da Capes e revistas especializadas. Novas doenças geram muitos desafios pela imprecisão de conhecimentos quanto a transmissão, a gravidade, o diagnóstico e o tratamento. O paciente com COVID-19 pode apresentar sintomas como: tosse seca, febre, dor de garganta, dor no corpo e complicações como: pneumonia, dispneia e necessidade de ventilação mecânica. O diagnóstico é realizado por meio de sorologia e/ou RT-PCR. Para diminuir a transmissão do vírus as estratégias estão centradas em medidas como antissepsia das mãos, do ambiente e no isolamento social, que leva ao fechamento de escolas e comércio. No Brasil, o sistema de saúde não comporta um rápido aumento do número de casos. O sistema entraria em colapso. Muitas mortes poderiam ocorrer sem as medidas de isolamento e prevenção. É o momento de atuação na divulgação de conhecimento em saúde para a população, para que a pandemia que chega ao país seja mitigada. Fica também evidente a necessidade de estruturação do sistema de saúde para o enfrentamento de desastres.

Biografia do Autor

Leonardo Vieira Fernandes, Universidade Federal de Catalão

Médico graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialista em Medicina Interna, com Residência Médica na UFU e Título de Especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Associação Médica Brasileira, especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde, servidor do Sistema Nacional de Auditoria pela Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela ENSP, vasta experiência em Hematologia e Hemoterapia, atuando como Diretor Técnico do Hemocentro Regional de Catalão e em Medicina de Urgência, atuando por anos em Unidades de Urgência e Emergência e Unidades de Terapia Intensiva, professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão desde fevereiro de 2019 e seu atual coordenador.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Barbosa Baptista, A., & Vieira Fernandes, L. . (2020). COVID-19, ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, CUIDADOS E COMPLICAÇÕES SINTOMÁTICAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-3), 38–47. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8779