AS PRÁTICAS MISSIONÁRIAS BATISTAS NO VALE DO RIO TOCANTINS ENTRE 1925 E 1940: APONTAMENTOS HISTÓRICOS PARA A COMPREENSÃO DE UM EVANGELISMO CONSERVADOR

Autores

  • Wedster Felipe Martins Sabino UFT/USP
  • Vasni de Almeida Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8720

Resumo

Atualmente, um debate que envolve os grupos evangélicos no Brasil, desde a primeira década do século XXI, é o referente à natureza conservadora de posturas e práticas dos líderes de igrejas pentecostais e neopentecostais em relação a temas que remetem a questões de cunho moral (aborto, homossexualidade, drogas, entre tantos) e político (liberalismo, comunismo, socialismo, fascismo, entre outros temas). De nosso lado, entendemos que embora tenha havido um aprofundamento do conservadorismo evangélico no Brasil, notadamente após 2016, essa face conservadora é mais antiga do que leva a crer as generalizações recentes. E que ela não fica restrita a essas duas tendências religiosas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é problematizar a face conservadora de grupos, líderes e instituições religiosas, através de apontamentos históricos das missões protestantes instaladas no Brasil, durante as primeiras décadas do século XX. Em especial, o plano de evangelização da Convenção Batista Brasileira para o Vale do Rio Tocantins iniciado em 1925, A Pátria para Christo. O estudo ancora-se nas perspectivas teóricas e metodológicas da História Cultural e da História das Religiões, auxiliadas pelos conceitos de campo e campo religioso, cunhados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu.

Biografia do Autor

Wedster Felipe Martins Sabino, UFT/USP

Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). 

Vasni de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Assis). Docente do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam).

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Sabino, W. F. M., & Almeida, V. de. (2020). AS PRÁTICAS MISSIONÁRIAS BATISTAS NO VALE DO RIO TOCANTINS ENTRE 1925 E 1940: APONTAMENTOS HISTÓRICOS PARA A COMPREENSÃO DE UM EVANGELISMO CONSERVADOR. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 229–242. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8720