OCUPAÇÃO ESPACIAL MIGRAÇÃO E MOBILIDADE URBANA: A CONSTRUÇÃO ECONÔMICA DE IMPERATRIZ-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8683

Resumo

Partindo de uma abordagem sobre ocupação e aglomeração espacial em escala nacional, este artigo orienta-se pelas migrações internas objetivando discutir questões de mobilidade urbana, utilizando como exemplo a construção econômica do município de Imperatriz originada por fluxos migratórios a partir da segunda metade do século XX. No estudo dessa construção o método materialismo-histórico auxilia na busca para se constituir os elementos necessários à compreensão do fenômeno migratório, enquanto processo histórico-social, constituinte da própria dinâmica da construção econômica desse município.

Biografia do Autor

Jorcelyo Alencar Lima, Univeridade Federal do Tocantins

Mestrando do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL) Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Elisangela de Andrade Borges Alencar

Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Licenciatura em Ciências da Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Alencar Lima, J., & de Andrade Borges Alencar, E. (2020). OCUPAÇÃO ESPACIAL MIGRAÇÃO E MOBILIDADE URBANA: A CONSTRUÇÃO ECONÔMICA DE IMPERATRIZ-MA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-4), 97–110. https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8683