USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) COM SIMULADORES COMPUTACIONAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Anna Karollyni Lopes Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Érica Cupertino Gomes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8636

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de apresentar o resultado de um trabalho de iniciação científica – PIBIC realizado na UFT no curso de licenciatura em Física. O projeto de pesquisa associado a este trabalho refere-se ao uso de tecnologias e suas contribuições para aprendizagem significativa. Foi desenvolvido um material didático instrucional na forma de Sequências Didáticas (SD), para contribuir no processo de ensino-aprendizagem com o uso do simulador computacional PhET. Como metodologia de ensino para a construção das SD foi observado as Sequências de Ensino Investigativo (SEI). O objeto de trabalho é o ensino de Física no Ensino Médio, precisamente o 2° ano. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) no ensino de Física permite ao professor ampliar as metodologias de ensino, e a utilização da SEI promove situações que conduzem o aluno a argumentar e criar hipóteses. Esse ambiente criado pode potencializar a aprendizagem. Considerando o exposto, acredita-se que o material possa contribuir com o ensino de Física.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Anna Karollyni Lopes Sousa, & Érica Cupertino Gomes. (2020). USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) COM SIMULADORES COMPUTACIONAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 277–282. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8636