EFEITO DA APLICAÇÃO DE PÓ DE ROCHA FOSFATADA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby.

Autores

  • Bruno Aurelio Campos Aguiar UFT
  • Hygor Gomes de Almeida Sousa
  • Eduardo Moraes de Olveira
  • Marcos Vinicius De Melo Amorim
  • Millena Oliveira Xavier
  • Priscila Bezerra de Souza

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7420

Resumo

Objetivou-se avaliar os efeitos da aplicação do pó de rocha fosfatada como substrato na produção de mudas de Paricá (Shizolobium amazonicum). O experimento foi desenvolvido no viveiro Florestal da Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi, sendo conduzido em delineamento inteiramente casualizado, constituído por 5 tratamentos: T1: 0% de pó de rocha (PDR) + 100% de Substrato comercial; T2: 25% de PDR + 75% de Substrato comercial; T3: 50% de PDR + 50% de Substrato comercial; T4: 75% de PDR + 25% de Substrato comercial; T5: 100% de PDR + 0% de Substrato comercial), com 4 repetições, onde em cada repetição foram avaliadas as médias de 10 plântulas. Foram observados os efeitos da adição do pó de rocha ao substrato comercial no desenvolvimento da espécie Shizolobium amazonicum.  As mudas de Shizolobium amazonicum produzidas com baixas proporções de pó de rocha ao substrato comercial tiveram uma boa resposta (Efeito positivo) no seu desenvolvimento. Portanto recomenda-se utilização de uma mistura de 25% PDR + 75% substrato comercial, elevando os níveis minerais do substrato, pois esse tratamento permitiu melhor desempenho germinativo, mostrando-se mais adequados para a produção eficaz de mudas da espécie.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Campos Aguiar, B. A., de Almeida Sousa, H. G., de Olveira, E. M., De Melo Amorim, M. V., Xavier, M. O., & de Souza, P. B. (2020). EFEITO DA APLICAÇÃO DE PÓ DE ROCHA FOSFATADA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(1), 44–51. https://doi.org/10.20873/uftv7-7420

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)