TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DE TIC EM UMA ESCOLA DE PALMAS - TO

Autores

  • Raimundo Ferreira Rodrigues Prefeitura de Palmas, Secretaria Municipal de Educação
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8568

Resumo

A pesquisa trata sobre Tecnologias educacionais: estratégias de formação de professores para uso de TIC em uma escola de Palmas - TO. O problema averígua quais as contribuições das estratégias educativas de uso das TIC para o aprimoramento dos docentes da escola campo. Objetiva conhecer as contribuições das estratégias educativas de uso das TIC para formação dos docentes da instituição pesquisada. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, a partir estratégias educativas desenvolvidas na escola. Os resultados apontam que o professor tenta construir uma identidade docente coerente com a sociedade do conhecimento e da informação, mas se vê desprovido de apoio, com formação ínfima e descontinuada, sem valor em carga horária para a carreira, por não ter tempo para estudos ou poder custear continuidade na formação. Há necessidade de investimento em políticas públicas para a formação realmente continuada dos professores visto que perpassam por reveses, desafios constantes e se desdobram em busca de materiais e métodos favoráveis à sua atuação. As ações desenvolvidas serviram para capacitar os docentes, otimizar suas aulas com tecnologias pessoais e as que a escola dispõe, superar parte de suas dificuldades e fez com que se dispusessem a continuar buscando melhorias para a carreira e processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Raimundo Ferreira Rodrigues, Prefeitura de Palmas, Secretaria Municipal de Educação

Cearense de Reriutaba CE. Artista plástico (prático), Tècnico em Magistério (CPPA GO), Graduado em Pedagogia (UFT) e Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo (UFT). Professor desde 1995. Atualmente é Professor da Rede Municipal de educação de Palmas TO.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (2005), graduada em Letras (2001) e Jornalismo (2008) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Professora da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Ferreira Rodrigues, R. ., & Teixeira Castro, D. . (2020). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DE TIC EM UMA ESCOLA DE PALMAS - TO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 240–258. https://doi.org/10.20873/uftv7-8568

Edição

Seção

Artigos