INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE TUBERCULOSE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM UNIDADES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE

Autores

  • Pollyana Roberta Freitas Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU/RO)
  • Eduardo Rezende Honda Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN-RO)
  • Erika Simone Galvão Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Melisane Regina Lima Ferreira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Nathalia Halax Orfão Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8556

Resumo

Diante da necessidade de propor uma qualificação para transformação e aprimoramento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), considera-se de fundamental importância a identificação do conhecimento desses atores, que representam um elo entre o serviço e a comunidade, em especial, na atenção à Tuberculose (TB). Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma intervenção educativa sobre TB para ACS, de duas Unidades de Saúde da Família, no município de Porto Velho-RO. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre março e abril de 2017, por meio de um questionário estruturado, e a análise através de estatística descritiva. A intervenção foi delineada, a partir das lacunas do conhecimento identificadas e realizada em encontros de quatro horas cada, com os mesmos conteúdos e metodologia. Verificou-se que os ACS possuíam um conhecimento restrito sobre as características gerais da TB, diagnóstico, tratamento, medidas de prevenção e vigilância dos casos. Tais achados permitem refletir sobre a importância dos processos formativos e de qualificações constantes que possibilitem o diálogo com os profissionais sobre o cenário em que suas atribuições são desempenhadas e as dificuldades vivenciadas, visando um planejamento coerente e participativo com os atores envolvidos.

Palavras-chave: Tuberculose; Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Pollyana Roberta Freitas, Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU/RO)

Enfermeira, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Eduardo Rezende Honda, Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN-RO)

Farmacêutico, Pós Doutor em Biologia Geral, Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Erika Simone Galvão Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Enfermeira, Doutora em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Melisane Regina Lima Ferreira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Enfermeira, P´ós-graduanda em Saúde Pública, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Nathalia Halax Orfão, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Enfermeira, Doutora em Ciências, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

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Publicado

2020-08-29

Como Citar

Freitas, P. R., Honda, E. R. ., Pinto, E. S. G., Ferreira, M. R. L. ., & Orfão, N. H. (2020). INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE TUBERCULOSE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM UNIDADES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 145–157. https://doi.org/10.20873/uftv7-8556

Edição

Seção

Artigos