IMPLICAÇÕES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Autores

  • Jayrton Noleto de Macedo Universidade Federal do Tocantins
  • Pietra Sally Biazussi Montanuci UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Gecilane Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8509

Resumo

A economia solidária (ES) possui o intuito de gerar o incremento de valores equitativos e redes de comércios, tendendo buscar os benefícios do desenvolvimento produtivo, de forma que tudo seja dividido entre os participantes dessa prática. A ES é uma ação que visa promover a acessibilidade social às pequenas comunidades e com isso, implica em promover o desenvolvimento na perspectiva do teórico Amartya Sen (2000). Objetiva o presente artigo analisar de que forma a economia solidária toca o desenvolvimento. Metodologicamente, fez-se um levantamento bibliográfico por meio do método dedutivo. A ES possui forte influência no desenvolvimento social porque suas características consistem em valorizar socialmente os indivíduos trabalhadores, satisfazendo as necessidades de todos; incentivar a criatividade tecnológica; reconhecer o lugar fundamental da mulher e do feminino numa economia fundada na solidariedade; buscar a relação de intercâmbio respeitoso com a natureza; promover os valores da cooperação e da solidariedade. Foi possível perceber que a ES se mostra como uma boa alternativa para promover o desenvolvimento social e econômico em pequenas comunidades. A prática proporciona benefícios diversos a população, meio ambiente e economia local. Consequentemente, busca sanar as vulnerabilidades de grupos sociais, muitas vezes esquecidos e desvalorizados.

Biografia do Autor

Pietra Sally Biazussi Montanuci, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui curso técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)- 2017. Atualmente é graduanda na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Ciências Biológicas (2018-2022).

Gecilane Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - IE/UFMT - (2009). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - REAMEC/UFMT/UEA/UFPA - (2014). Atualmente é professor adjunto III na UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT. Coordenador do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM. Professor Permanente no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais - PPGDire. Coordenador da Feira de Ciências do Estado do Tocantins - UFT/CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Etnociências.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Noleto de Macedo, J., Biazussi Montanuci, P. S., & Ferreira, G. . (2020). IMPLICAÇÕES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 16–19. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8509