IMPLICAÇÕES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8509Resumo
A economia solidária (ES) possui o intuito de gerar o incremento de valores equitativos e redes de comércios, tendendo buscar os benefícios do desenvolvimento produtivo, de forma que tudo seja dividido entre os participantes dessa prática. A ES é uma ação que visa promover a acessibilidade social às pequenas comunidades e com isso, implica em promover o desenvolvimento na perspectiva do teórico Amartya Sen (2000). Objetiva o presente artigo analisar de que forma a economia solidária toca o desenvolvimento. Metodologicamente, fez-se um levantamento bibliográfico por meio do método dedutivo. A ES possui forte influência no desenvolvimento social porque suas características consistem em valorizar socialmente os indivíduos trabalhadores, satisfazendo as necessidades de todos; incentivar a criatividade tecnológica; reconhecer o lugar fundamental da mulher e do feminino numa economia fundada na solidariedade; buscar a relação de intercâmbio respeitoso com a natureza; promover os valores da cooperação e da solidariedade. Foi possível perceber que a ES se mostra como uma boa alternativa para promover o desenvolvimento social e econômico em pequenas comunidades. A prática proporciona benefícios diversos a população, meio ambiente e economia local. Consequentemente, busca sanar as vulnerabilidades de grupos sociais, muitas vezes esquecidos e desvalorizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.