INFLUÊNCIA DA CLASSE DIAMÉTRICA NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE PARICÁ (Schizolobium parahyba var. amazonicum)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-7244Resumo
O aumento da área plantada de paricá no Brasil na região amazônica, é reflexo do seu crescimento rápido em altura e diâmetro, contudo as características de sua madeira variam entre espécies e entre árvores de mesma espécie. Diante disso objetivou-se com este trabalho realizar a caracterização física da madeira de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber) ex. Ducke), em diferentes classes de diâmetro aos 5 anos de idade. Para isso, foram abatidas 20 árvores, das quais confeccionou-se 200 corpo-de-prova. Em sequência os corpos de prova foram submetidos a saturação, secagem e aclimatação, para obtenção de dados utilizados nos cálculos de massa específica básica (MEb), contração longitudinal (εlong), contração radial (εrad), contração tangencial (εtang), contração volumétrica (Δv), coeficiente de anisotropia (T/R) e porosidade (Φ). A madeira de paricá, de modo geral, caracterizou-se por ser de baixa massa específica e alta porosidade, sendo que as maiores massas específicas foram encontradas nas maiores classes diamétricas, a estabilidade também foi superior nessas condições, classificando a madeira como pouco retrátil, mesmo com alto coeficiente de anisotropia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.