SENTENCE ARTICULATION IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE – LIBRAS

Autores

  • Bruno Gonçalves Carneiro Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-5758

Resumo

A articulação de orações é uma estratégia gramatical encontrada em todas as línguas naturais. Esse fenômeno origina construções complexas que se manifestam em um contínuo gradiente (parataxe – hipotaxe – encaixamento), a partir da integração de níveis sintático, semântico e pragmático da língua em uso. O presente estudo é regido por uma perspectiva funcionalista da linguagem. O objetivo desse artigo é descrever o processo de articulação de orações na libras. Para tanto, pretendemos identificar as estratégias de articulação de orações na língua brasileira de sinais, considerando as possíveis articulações complexas – parataxe, hipotaxe ou encaixamento. Analisamos vídeos provenientes de conversas via redes sociais, produzidos em interação bidirecional e assíncrona de três surdos sinalizantes da língua brasileira de sinais. Os vídeos foram analisados no Elan, programa multimodal de descrição simultânea de áudio e/ou vídeo. Este estudo está em andamento e aqui apresentamos alguns achados iniciais. Dentre os resultados, destacamos que a libras utiliza diferentes estratégias discursivas para articular orações complexas: o uso de justaposição e expressões faciais para articular orações complexas, bem como o uso de itens lexicais para caracterizar diferentes relações complexas, o que enfatiza a riqueza e a criatividade da língua brasileira de sinais. Assim, as orações complexas da libras incorporam diferentes estratégias discursivas para estruturar parataxe, hipotaxe e encaixamento.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras: Libras - Tradutor e Intérprete pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. 

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras - Português e Inglês e Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Curso de Letras e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado em Letras, da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. É coordenador do Inventário da Língua Brasileira de Sinais da Região Metropolitana de Palmas - Tocantins (Corpus da Libras do Tocantins).

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Carneiro, B. G., & Ludwig, C. R. (2020). SENTENCE ARTICULATION IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE – LIBRAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(1), 64–77. https://doi.org/10.20873/uftv7-5758

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)