MÉTODOS NUMÉRICOS PARA MEDIÇÃO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gabriela da Silva da Costa Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Nicole Deckmann Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-0942-9180
  • Tarcísio Dorn de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Faoro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p96

Resumo

O presente estudo objetiva-se realizar a medição da metragem quadrada da área de preservação permanente (APP) de um curso d’água na cidade de Ijuí, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, utilizando os conceitos do cálculo numérico através do Método dos Trapézios e da Primeira Regra de Simpson e verificar qual dos dois métodos utilizados mais se assemelha com a prática correta. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa e descritiva, com coleta de dados bibliográficos e documentais pode-se concluir que, o método que mais se aproxima da solução real é o método dos Trapézios, o que pode ser explicado pelo comportamento quase linear do córrego em alguns pontos. Após a conclusão das áreas finais do quarteirão e da área de preservação, percebemos que a APP ocupa aproximadamente 52,75%, ou seja, mais da metade do terreno inteiro é comprometido pela presença do córrego, fazendo com que toda essa área não possa ser usada para construção.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva da Costa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Estudante de Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Nicole Deckmann Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica no Contexto da Competitividade e do Desenvolvimento Local e Regional - GPCOM (PPGDR/UNIJUÍ) e do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ). Bolsista PROSUC/CAPES.

Tarcísio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ).

Vanessa Faoro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestra em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bacharel em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Docente dos Cursos do DCEENG - UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Costa, G. da S. da, Callai, N. D., Zaluski, F. C., Oliveira, T. D. de, & Faoro, V. (2018). MÉTODOS NUMÉRICOS PARA MEDIÇÃO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: UM ESTUDO DE CASO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(4), 96–106. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p96

Edição

Seção

Artigos