O VOCABULÁRIO DO CAPIM DOURADO – CULTIVO, EXTRAÇÃO E MANUSEIO – UM ESTUDO LÉXICO-SEMÂNTICO

Autores

  • Lucian Rufo Barbosa Universidade Federal do Tocantins
  • Greize Alves da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p35

Resumo

Uma das preocupações da Linguística Moderna é desvendar a complexidade das línguas utilizadas por diferentes povos e suas variações em três aspectos: fonético-fonológico, semântico-lexical e morfossintático. Dentro desses contextos, o que mais transmite as características socioculturais na língua é o léxico, que pode ser definido como: o repertório de palavras existentes numa determinada língua, que expressa a recorrência de um povo na busca por termos que designem seus referentes; trata-se de um componente da língua que, inicialmente, representa a realidade e conserva o saber linguístico de uma comunidade. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo descrever e analisar o vocabulário utilizado no cultivo, extração e manuseio do capim dourado na comunidade quilombola de Mumbuca, Jalapão, sob o olhar da Lexicologia, da Lexicografia e da Dialetologia. A pesquisa coletou dados in loco junto a oito artesãs, que na comercialização deste produto extraem sua principal fonte de renda. Assim, após coletados, os dados foram transcritos e analisados para compor o vocabulário do Capim Dourado. Com este trabalho, tivemos o intuito de auxiliar na descrição do caráter multidialetal tocantinense e, sobretudo, brasileira. 

Palavras-chave: Léxico; Capim Dourado; Vocabulário.

Biografia do Autor

Lucian Rufo Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional

Greize Alves da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atua como pesquisadora do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Atualmente é professora adjunta I da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Porto Nacional.

Referências

BARBOSA, Maria Aparecida. Da neologia à neologia na literatura. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. As ciências do léxico: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. 2ª ed. Campo Grande: Editora da UFMS, 2001, p.33-51.
BASÍLIO, Margarida. Teoria Lexical. São Paulo: Ática, 1991.
BIDERMAN, Maria Thereza Camargo. A ciência da Lexicografia. Alfa, São Paulo, (28 supl.), 1984, p. 1-26.
BIDERMAN, Maria Thereza Camargo. Glossário. Alfa, São Paulo, 28(supl.), 1984, p. 135-144.
BIDERMAN, Maria Thereza Camargo. Léxico e Vocabulário Fundamental. Alfa, São Paulo, 40, 1996, p. 27-46.
BIDERMAN, Maria Thereza Camargo. O dicionário padrão da língua. Alfa, São Paulo, (28 supl.), 1984, p. 27-43.
CHAMBERS, J.K. Patterns of Variation including Change. The Handbook of Language Variation and Change. Malden/Oxford: Blackwell, 2002, p. 349-372.
DUBOIS, J. et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973.
FRUBEL, Auri C. M.; Isquerdo, Aparecida N. (2004): Vocabulário do falar sul-mato-grossense: aspectos lexicográficos e socioculturais. In: Isquerdo, Aparecida N.; Krieger, Maria da Graça (Orgs.). As Ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia - volume II. Campo Grande: Ed. UFMS, p. 153-174.
GENOUVRIER, Emile; PEYTARD, Jean. Linguística e Ensino do Português. Coimbra: Livraria Almedina, 1973.
HOUAISS, Antonio. Dicionário eletrônico da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva: 2009.
ISQUERDO, Aparecida Negri. Vocabulário do seringueiro: campo léxico da seringa. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. As ciências do léxico. Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. 2ª ed. Campo Grande: Editora da UFMS, 2001, p.91-108.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática, 2000.
MARTINS, Evandro Silva. A neologia na literatura: a criação Milloriana. In: ISQUERDO, A. N; KRIEGER, M. G. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Editora da UFMS, 2004, p. 53-64.
NASCENTES, Antenor. Dicionário Etimológica da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: 1955.
VILELA, Mário. Estudos de Lexicologia do Português. Coimbra, Livraria Almedina, 1994.

Downloads

Publicado

2018-02-26

Como Citar

Barbosa, L. R., & Silva, G. A. da. (2018). O VOCABULÁRIO DO CAPIM DOURADO – CULTIVO, EXTRAÇÃO E MANUSEIO – UM ESTUDO LÉXICO-SEMÂNTICO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(1), 35–45. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p35

Edição

Seção

Artigos