TEOR DE AMINOÁCIDOS COMO RESPOSTAS ADAPTATIVAS DE MILHETO (Pennisetum glaucum) AO ESTRESSE HÍDRICO E SALINO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p76xResumo
A família Poaceae é constituída de plantas popularmente conhecidas por gramíneas e possui elevado número de espécies adaptadas a diferentes habitats. Com vista nisso, o presente trabalho objetivou analisar a influência dos estresses hídricos e salinos no teor de aminoácidos totais em plantas de Pennisetum glaucum. Para o estresse salino, as plantas foram submetidas ao tratamento com 60 mM de NaCl, enquanto que para o estresse hídrico usou-se 8% de polietilenoglicol nas soluções nutritivas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com três tratamentos (estresse hídrico, salino e controle) e sete repetições. O teor de aminoácidos como uma resposta à deficiência hídrica e à salinidade teve um maior registro nas folhas novas, onde apenas a salinidade influenciou no teor de aminoácidos. De modo geral, o teor de aminoácidos em folhas novas, intermediárias e raízes não foram influenciadas pelos estresses estudados. Com isso, destaca-se que a espécie mostrou-se bem adaptada às condições de estresse hídrico e salino aumentando o teor de aminoácidos nos seus tecidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.