EDUCAÇÃO NA VELHICE? UMA HISTÓRIA DE 11 ANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

  • Luiz Sinesio Silva Neto Universidade da Maturidade Curso de Medicina
  • Neila Barbosa Osório, NBO Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p1

Resumo

Educação na velhice? Sim, esse questionamento permeia a proposta do projeto Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) desde sua idealização. Ao analisar a literatura, nota se que a temática velhice é pautada na pobreza, violência ou saúde. Porém, as repercussões do processo de envelhecimento populacional devem ser avaliadas de forma mais ampla e integrada. A educação na maturidade encontra se em plano secundário nas agendas públicas e científicas. Nesse sentido, a Universidade da Maturidade (UMA/UFT) contemporiza o debate a propósito dessa temática para os maduros. O editorial conferi problematizações sobre a educação na velhice com a práxis no projeto UMA/UFT.

Biografia do Autor

Neila Barbosa Osório, NBO, Universidade Federal do Tocantins

Universidade da Maturidade, Docente do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

Referências

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OSÓRIO, N.B; Silva Neto LS. Interdisciplinaridade na terceira idade: o caso dos avós. São Paulo: Xamã, 2009.

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Silva Neto, L. S., & Osório, N. B. (2017). EDUCAÇÃO NA VELHICE? UMA HISTÓRIA DE 11 ANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(3), 01–02. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n3p1

Edição

Seção

Editorial