EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TOCANTINS: ANÁLISE SITUACIONAL

Autores

  • Kellyane Prado Universidade Federal do Tocantins
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins
  • Darlene Araujo Gomes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp131

Resumo

A Educação do Campo no Estado do Tocantins tem sido objeto de estudos no meio acadêmico e fomentado o desenvolvimento de pesquisas. Este artigo é parte de um estudo mais amplo que visa compreender a realidade da educação ofertada aos campesinos do Estado do Tocantins e tem como objetivo analisar a realidade das escolas localizadas no meio rural na região de abrangência da 13ª Diretoria Regional de Ensino, localizada em Arraias, TO. Inspirados na pesquisa qualitativa buscou-se nos bancos de dados do MEC, IBGE, INEP, Secretarias Estadual e Municipais de Educação do Estado do Tocantins, informações acerca da realidade das escolas, com destaque ao quantitativo de matrículas. Os resultados indicam que a população rural do Tocantins é bastante significativa, vinculando o número de alunos matriculados ao processo de nucleação das escolas, fazendo com que os estudantes do meio rural migrem para o meio urbano, o que nos remete à transposição do modelo urbano, não atendendo ao que preconiza as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.

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Publicado

2017-03-02

Como Citar

Prado, K., Vizolli, I., & Araujo Gomes, D. (2017). EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TOCANTINS: ANÁLISE SITUACIONAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 3(Especial), 131–137. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp131