EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TOCANTINS: ANÁLISE SITUACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp131Resumo
A Educação do Campo no Estado do Tocantins tem sido objeto de estudos no meio acadêmico e fomentado o desenvolvimento de pesquisas. Este artigo é parte de um estudo mais amplo que visa compreender a realidade da educação ofertada aos campesinos do Estado do Tocantins e tem como objetivo analisar a realidade das escolas localizadas no meio rural na região de abrangência da 13ª Diretoria Regional de Ensino, localizada em Arraias, TO. Inspirados na pesquisa qualitativa buscou-se nos bancos de dados do MEC, IBGE, INEP, Secretarias Estadual e Municipais de Educação do Estado do Tocantins, informações acerca da realidade das escolas, com destaque ao quantitativo de matrículas. Os resultados indicam que a população rural do Tocantins é bastante significativa, vinculando o número de alunos matriculados ao processo de nucleação das escolas, fazendo com que os estudantes do meio rural migrem para o meio urbano, o que nos remete à transposição do modelo urbano, não atendendo ao que preconiza as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
Referências
_______. Diretrizes Operacionais para a Educação
Básica nas Escolas do campo. Resolução CNE/ CEB Nº 1,de 3 de Abril de 2002.
______.MEC/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basi
BARROS, Oscar F. HAGE, Salomão, M. Panorama
estatístico e aspectos legais das políticas de nucleação e transporte escolar: reflexões sobre a extinção das escolas multisseriadas e sua permanência nas comunidades do campo. I Encontro de pesquisas e práticas em educação do campo na Paraíba – 01 a 03 de Junho de 2011. Disponível emhttp://www.ieppecpb2011.xpg.com.br/conteudo/GTs/GT %20-%2002/21.pdf, acesso em 02 de julho de 2014
CALDART, R.S. Sobre educação do campo- In: III
Seminário do Programa Nacional de Educação.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2004.
GOMES, Darlene Araújo. Percursos e desafios da
licenciatura em Educação do Campo na UFT. Palmas: PPGE/UFT, 2015 (Dissertação de Mestrado) MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª Edição. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994.
MAZZINI, Eliane de Jesus Teixeira; OLIVEIRA, Sônia Maria de. Políticas públicas para o campo: desafios da produção e da organização da agricultura familiar. In: VIII Congresso Latino americano de sociologia rural. Anais... Porto de Galinhas, 2010.
NUNES, Klivia de Cassia Silva. Cenário da educação do campo estado do Tocantins. In: ii seminário nacional de estudos e pesquisas sobre educação do campo e vi jornada de educação especial no campo, 2013, São Carlos. II seminário nacional de estudos e pesquisas sobre educação do campo e vi jornada de educação especial no campo. São Carlos: UFSCar, 2013. v. 1. p. 1-14
REIS, N.S. Políticas educacionais do campo: percurso preliminar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 124-148, out2011 - ISSN: 1676-2584. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/43e/art07 _43e.pdf. Acesso em 11 de agosto de 2015
SILVA J. A. F. ; NETTO, M. B. . Por uma Educação do Campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, v. 1, p. 45-60, 2011.
SCHULTZ, E. A. D. ; LIRA, E. R. . Educação e Desenvolvimento no Estado do Tocantins: uma realidade possível? Campo - Território, v. 6, p. 104-133, 2011.
SOUZA, Maria Antônia. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 11 de março de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.