ADVANCES IN REFERENCE GENE VALIDATION FOR GENE EXPRESSION STUDIES IN CASSAVA (Manihot esculenta Crantz):
AN OVERVIEW OF THE MAIN GENES AND STUDIED CONDITIONS
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao3Resumo
RESUMO:
A técnica de reação em cadeia da polimerase em tempo real quantitativa, com transcrição reversa (RT-qPCR), é amplamente utilizada em estudos de expressão gênica, sendo essencial a seleção adequada de genes de referência para garantir a confiabilidade dos resultados. Este estudo analisou a literatura disponível para identificar os genes de referência mais comumente estudados, selecionados e validados em pesquisas de expressão gênica em mandioca (Manihot esculenta Crantz). Por meio de um levantamento bibliográfico, foram analisadas cinco publicações sobre seleção e validação de genes de referência em mandioca. Um total de 55 avaliações de genes foi realizado nos estudos analisados, considerando que alguns genes foram investigados mais de uma vez. Os resultados indicaram que os genes PP2A, UBQ10, GTPb, EF1, TUB, TBP, NAC, HisD, 26S e ZFP estão entre os mais estáveis nos estudos realizados. Dentre eles, destacam-se os genes PP2A e GTPb, que estão entre os mais estáveis em três e dois estudos, respectivamente. Em contraste, genes amplamente utilizados, como ACT e GAPDH, não foram validados em nenhum dos estudos analisados, ao analisar todas as amostras de cada experimento. Os algoritmos geNorm e NormFinder foram os mais utilizados para avaliar a estabilidade dos genes de referência, enquanto o RefFinder foi empregado em apenas um dos estudos. Esta revisão destaca a importância da validação experimental específica para a cultura da mandioca, além de sugerir que a adoção de múltiplas ferramentas de análise pode aumentar a precisão e a confiabilidade dos estudos de expressão gênica.
Palavras-chave: RT-qPCR, Normalização, Expressão Gênica.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaderson Roney Gomes de Oliveira, Ivo Pontes Araújo, Solange Aparecida Ságio, André Almeida Lima, Horllys Gomes Barreto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
