CHAVE PICTÓRICA PARA A ENTOMOFAUNA AQUÁTICA E SEMIAQUÁTICA DO RIBEIRÃO SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL, TOCANTINS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21126Resumo
Insetos aquáticos representam cerca de 3% da diversidade de Hexapoda, constituindo 90% da fauna de ambientes dulcícola. Além de serem fundamentais para as cadeias tróficas, são utilizados como excelentes bioindicadores de ambientes aquáticos. O ribeirão São João tem um papel fundamental para o município de Porto Nacional, fornecendo água para a população local e moradores da região rural que utilizam essa fonte para irrigação de lavouras. No entanto, a biodiversidade aquática dessa drenagem permanece desconhecida. Este trabalho fornece informações inéditas da entomofauna local, contribuindo com dados sobre a diversidade de insetos para o estado do Tocantins. Foi realizado um levantamento da fauna de insetos aquáticos abrangendo quatro períodos (início da seca, seca, início da chuva e cheia), com a finalidade de amostrar a riqueza de táxons do local. Portanto, o presente trabalho apresenta uma chave pictórica para identificação da entomofauna aquática e semiaquática do ribeirão São João (RSJ), Porto Nacional, na qual é constituída por uma riqueza de nove ordens (Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera, Hemiptera, Lepidoptera, Megaloptera, Odonata, Plecoptera e Trichoptera) e 40 famílias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Carlos Costa Ferreira, André Silva Fernandes, Fernando Mayer Pelicices, Tiago Kütter Krolow

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
