Educação Patrimonial: a “Ponte” entre os Centros de Memória e os Jovens

Autores

  • Naiani Machado da Silva Fenalti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Medianeira Padoin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p100

Palavras-chave:

Educação patrimonial, preservação, interação e cultura.

Resumo

O presente estudo reflete sobre as ações de educação patrimonial nos centros de memória e a importância da parceria constante entre os centros de memória e as instituições educacionais para alcançar o objetivo final de interação entre o público visitante e os centros de memória. Além disso, a pesquisa percebe a educação patrimonial como a ponte necessária, quando bem implementada, para a interação do público jovem com os centros de memória.

Palavras-chave: Educação patrimonial, preservação, interação e cultura.

Abstract

This study reflects about the actions of heritage education in memory centers and the importance of the continued partnership between the memory centers and educational institutions to achieve the ultimate goal of interaction between the visitors and the memory centers. Besides, the research realizes the heritage education as a necessary bridge, when well implemented, for the interaction of young people with the memory centers.

Keywords: Heritage Education, preservation, interaction and culture.

Biografia do Autor

Naiani Machado da Silva Fenalti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Historiadora. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Maria Medianeira Padoin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Historiadora. Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Entrevista:

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

Fenalti, N. M. da S., & Padoin, M. M. (2016). Educação Patrimonial: a “Ponte” entre os Centros de Memória e os Jovens. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(2), 100–110. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p100

Edição

Seção

Artigos